CMS-SP debateu mediação em empresas familiares

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

CMS-SP debateu mediação em empresas familiares

O Centro de Mediação do SindusCon-SP (CMS-SP) realizou o “Webinar: A Mediação em Empresas Familiares”, no dia 11 de maio. Rodrigo Chade, diretor do CMS-SP, iniciou a sua participação explicando a trajetória do Centro, do importante papel da mediação na construção civil e apresentou também a playlist do CMS dentro do Youtube do Sinduscon-SP com os eventos sobre comunicação não-violenta, mediação na resolução de conflitos entre outros.

A organização de uma família empresária passa pelo entendimento de uma realidade em três dimensões: família, propriedade, e empresa. Tradicionalmente, empresas familiares não tem estrutura definida e organizada mesmo com volume alto de negócios porque existe uma confusão patrimonial com os papeis ainda não definidos e devidamente esclarecidos. “Não existem os fóruns de discussão porque não tem amadurecimento ainda. O foco é trabalhar para a gestão dos negócios e falta organização e definição de papeis, causando uma mistura de ambientes com as questões internas e externas”, afirmou Amedeo Papa, administrador de empresas, advogado e sócio fundador da Pracis, empresa dedicada a auxiliar famílias empresárias a se desenvolver e prosperar.

Para Amedeo, a Governança pode ajudar na prevenção dos conflitos familiares. “É um sistema de administração, que estabelece como exercer o controle e como administrar essas esferas de controle e de acompanhamento e tomada de decisão organizados”.

Dentro da chamada escalada do conflito, evidencia-se a dificuldade em se ter conversas difíceis. “Muitas vezes os advogados que já possuem relacionamentos com as famílias são consultados para dar aconselhamento jurídico e passam a integrar o processo de mediação, auxiliando com seu conhecimento e trazendo a opção da mediação antes de sugerir o processo jurídico”, ressaltou Alessandra Bonilha, advogada empresarial, há 30 anos, consultora nas áreas de Governança Familiar e Corporativa.

Ao encerrar o evento, Chade, estimulou que quem estava assistindo o Webinar experimentasse a Mediação e poderiam sentir na prática os benefícios que ela traz e convidou todos para acompanharem o próximo encontro que será sobre “A importância do advogado na mediação” no dia 22 de junho. Inscrições já estão disponíveis aqui

A íntegra do encontro está disponível aqui.

Apoiaram o evento: APEMEC – Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, AsBEA– Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, IBDiC – Instituto Brasileiro do Direito da Construção, SECONCI-SP- Serviço Social da Construção e SECOVI-SP- Sindicato da Habitação

Parceiro institucional: Estadão