CMS-SP debateu gestão de conflitos dentro das empresas

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

CMS-SP debateu gestão de conflitos dentro das empresas

O SindusCon-SP realizou por meio do seu Centro de Mediação – CMS-SP, o “Webinar: Gestão de conflitos dentro das empresas”, no dia 8 de setembro.

Moderado por Beatriz Vidigal Xavier da Silveira Rosa, membro do CMS-SP, o encontro mostrou que os conflitos estão presentes onde existe relação humana e são inevitáveis nas empresas. Para que os conflitos internos não prejudiquem as empresas, é importante entender como lidar com eles, aumentando a produtividade e melhorando o ambiente de trabalho.

“Construir é juntar as peças da mesma forma que a mediação também auxilia os participantes a juntarem as peças e projetarem o futuro em comum”, afirmou Fernanda Lourenço Levy, presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima). Para Fernanda, no setor da construção as relações são quase interdependentes porque as peças para serem construídas precisam de muitos atores. “O setor é amigável para receber a mediação como um dos meios de conflitos para todos os tamanhos de empresas”.

Segundo o coordenador da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp), Marcelo Perlman os princípios da mediação devem ser aplicados no dia a dia das empresas, de acordo com cada departamento para ajudar a tomar a melhor decisão. Para isso, algumas usam programas de ouvidorias para acolher reclamação de trabalhadores, programas de mentorias, avaliações em 360, que ajudam como gatilho para trabalhos de facilitação de comunicação dentro das empresas.

A integra do webinar está disponível aqui

Rodas de Conversas

O CMS-SP realizou virtualmente duas edições das Rodas de Conversas nos dias 30 de agosto e 1 de setembro. O objetivo da ação é estabelecer um canal direto entre os membros do CMS-SP e as empresas associadas ao SindusCon-SP, visando esclarecer dúvidas sobre mediação e demais questões relevantes.

“Queremos abrir o diálogo para que todos conheçam melhor a mediação. Estabelecemos um espaço para conversar sobre os princípios básicos e as diversas aplicações da mediação para empresas do setor de construção”, afirmou o diretor do CMS-SP, Rodrigo Saddy Chade, complementando com o convite: “Fica o convite para que você e a sua empresa experimentem a mediação e percebam na prática seus benefícios”. Além de Chade, participou também Beatriz Vidigal Xavier da Silveira Rosa.

A próxima edição será realizada virtualmente no dia 20 de outubro, às 17 horas. Para conhecer melhor a ação, entre em contato com Danielle Lemos: [email protected]

CMS-SP

O CMS-SP foi criado pelo Comitê de Gestão de Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (CMESC) indicado pelo Conselho Jurídico do SindusCon-SP e acolhe e incorpora princípios gerais dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (“MESC”), em especial da Mediação.

A mediação é um procedimento a ser exercido e coordenado por um ou mais mediadores devidamente capacitados, imparciais e sem poder decisório, a ser(em) escolhido(s) pelas partes, para auxiliar e estimular a identificar ou desenvolver soluções consensuais para conflitos ou controvérsias, facilitando a comunicação e a negociação.

Poderão ser submetidos à mediação todos os conflitos de natureza cível ou comercial que versem sobre direitos disponíveis ou sobre direitos indisponíveis que admitam transação.

Conheça mais o CMS-SP aqui