Centro de Mediação SindusCon-SP dá início às atividades

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Centro de Mediação SindusCon-SP dá início às atividades

O Centro de Mediação SindusCon-SP (CMV-SP), que foi lançado nesta terça-feira (24) na sede do sindicato, já iniciou suas atividades. O evento contou com a presença de associados, filiados, advogados e profissionais que atuam como mediadores ou conciliadores.
O presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, contou que a implantação do centro foi planejada durante dois anos e que ele é resultado da constante preocupação do sindicato em oferecer a seus associados e filiados o que há de mais moderno e eficaz para a construção civil. “Teremos, pelo menos, um ano de muitas dificuldades e esse Centro de Mediação será de extrema importância para acelerarmos a resolução de conflitos a custos muito mais baixos que os de um processo judicial”, ressaltou Ferraz Neto.
O coordenador do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, Alexandre Tadeu Navarro, ressaltou que a instituição do CMS-SP dá início a uma mudança de pensamento na resolução de situações que poderiam se tornar litígios judiciais. “A mediação é um caminho para a pacificação. Ela ajuda a resolver discordâncias entre as partes e busca preservar as relações profissionais e comerciais”, explicou.
De acordo com Navarro, os 20 mediadores que integram o CMS-SP foram selecionados a partir de rigorosos requisitos técnicos, prezando pela experiência e isenção desses profissionais, para garantir confiabilidade ao centro e segurança às partes, com o objetivo de oferecer um caminho de reconciliação.
O diretor do Centro de Mediação SindusCon-SP, Frederico Straube, que por mais de 20 anos atuou nesta área na Câmara de Comércio Brasil-Canadá, destacou a importância da iniciativa do Sindicato. “É um turning point na história da mediação no país. Um passo extremamente importante para a civilidade. Nós ganhamos como povo. A mediação cria a possibilidade de as pessoas abrirem mão de suas pretensões, mas conservam, em boa parte dos casos, as relações profissionais”, analisou Straube.
O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), José Roberto Neves Amorim, participou do evento explicando as vantagens que a mediação trás para a solução de conflitos, tanto para a sociedade, o Estado e a iniciativa privada. “Eu costumo dizer que é preciso humanizar o Judiciário. Vejo a mediação como outra porta para o acesso à Justiça.
Só existem vantagens em tentarmos resolver questões de uma maneira mais pacífica, desarmando o espírito das partes”, concluiu.
O CMS-SP
O Centro de Mediação SindusCon-SP foi criado para ser rápido, de fácil acesso aos associados e de baixo custo. Além de buscar o entendimento entre as partes, a mediação busca apaziguar os ânimos antes de fechar qualquer acordo. Com essa atuação, é comum que pessoas e instituições abram mão de parte do que pretendiam requerer, em nome de uma solução mais rápida, o que torna o processo muito menos oneroso e traumático, além de mais ágil para os envolvidos. Outra vantagem da mediação é o poder de decisão que é dado às partes, mesmo assessoradas por advogados.
Saiba mais sobre a mediação
– A mediação pode ser iniciada a qualquer momento, mesmo que o processo já esteja tramitando na Justiça;
– As duas partes podem iniciar a mediação conjunta ou individualmente. Neste caso, a outra parte é convidada a participar das negociações para uma tentativa de solução dos conflitos;
– As partes podem escolher os mediadores, que podem ser um dos 20 que integram o CMS-SP ou não;
– Associados e filiados ao SindusCon-SP têm desconto;
– As partes escolhem um pacote de mediação, que pode ser de até 6 horas;
– Para dar início à mediação, uma das partes, ou ambas devem entrar em contato com a secretaria do SindusCon-SP ou preencher um formulário no site do sindicato.
A mediação pode ser iniciada após o preenchimento do formulário no endereço www.sindusconsp.com.br/cms ou pelo telefone 3334-5615.