CBIC lança o Prêmio de Inovação e Sustentabilidade

CBIC lança o Prêmio de Inovação e Sustentabilidade

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou a 23ª edição de seu Prêmio de Inovação e Sustentabilidade. Realizada com o Senai Nacional, a premiação visa reconhecer e divulgar soluções relacionadas à tecnologia, gestão da produção e sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil. As inscrições vão até 20 de outubro.

São cinco as categorias do prêmio:

• Materiais e Componentes: soluções em materiais e componentes de qualquer natureza.
  • Sistemas Construtivos: soluções em sistemas construtivos de qualquer natureza.
  • Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): soluções que envolvam materiais, componentes, sistemas construtivos que ainda estejam em fase de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no âmbito de empresas com departamento específico instalado ou não.
  • Pesquisa Acadêmica: soluções com foco no desenvolvimento de pesquisas em materiais e componentes, sistemas de produção, sistemas ou processos construtivos de qualquer natureza realizadas no âmbito de institutos de pesquisa ou universidades.
  • Startup: soluções aptas para comercialização, que utilizem tecnologias digitais com potencial de repetição e ganho de escala, e com as primeiras vendas já realizadas, independentemente da quantidade de clientes ou faturamento.

Podem concorrer à premiação profissionais que atuem em empresas públicas, mistas ou privadas, startups, órgãos públicos, pesquisadores, professores, profissionais autônomos e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o país e de empresas e instituições estrangeiras.

Rumo às novidades

No evento de lançamento, o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, disse acreditar que, apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, a iniciativa será um sucesso de participação e de novidades com os projetos inscritos. “Esse é um tema recorrente. Desde que a gente se forma em engenharia ou arquitetura e se envolve com a construção, busca algo relacionado a inovação e sustentabilidade. Mas o setor ainda está bem aquém do que poderíamos estar. Por isso, o prêmio ajuda a dar um passo rumo às novidades do mercado”, afirmou.

Segundo Klavdianos, as novidades desta edição são a evolução da Categoria Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a categoria de Startup; a inscrição das inovações por meio de vídeos, e a abertura da participação do público na votação na etapa final. “As modificações efetuadas contaram com a parceria do Grupo CBIC Jovem. A nova categoria Startup foi pensada para dar voz às construtechs, cada vez mais numerosas. Já o impacto de produtividade da empresa é o critério de avaliação que vale mais pontos, pois esse é o objetivo do prêmio, avaliar os benefícios gerados no setor produtivo com a iniciativa.”

Recursos escassos

No lançamento, o professor e presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), Sergio Scheer, apresentou a pesquisa Tecnologia e Inovação para o Ambiente Construído. Ele destacou que a estratégia da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNTCI) existe e conta com a participação da CBIC e de outras entidades do setor, visando o fomento da pauta.

“Temos que lutar pela perenidade das políticas voltadas para a indústria da construção. Hoje uma nova atuação da SNCTI une universidades, centros de pesquisa e empresas. Mas o orçamento voltado para esses projetos ainda não beneficia tanto o setor da construção civil. Essa é uma necessidade que precisamos ter em mente e devemos trabalhar para mudar a realidade”, defendeu.

Scheer apontou três chaves para o sucesso de projetos focados em inovação e sustentabilidade. “A primeira é a educação, e atualmente vemos uma concentração de talentos nas universidades. A segunda é a inovação, voltada a produzir conhecimento e a formar pessoas que tenham em mente construções inovadoras, pois quanto mais tecnologia, mais valor agregado e mais empregos gerados. A terceira é o empreendedorismo. No Brasil já são quase mil construtechs que trabalham com sustentabilidade, o que significa que estamos no caminho certo.”

Para mais informações e inscrições, entre no site da premiação.

Com informações da CBIC