Casos de Covid-19 nas obras permanecem bastante reduzidos

Casos de Covid-19 nas obras permanecem bastante reduzidos

Os casos suspeitos e confirmados de contaminação pelo novo coronavírus nos canteiros de obras permanecem em patamares bastante reduzidos pela sexta semana consecutiva. Os dados são da 19ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada por SindusCon-SP e Seconci-SP.

Os casos suspeitos, que na última rodada da enquete se situavam em torno de 0,17%, oscilaram para 0,15% do contingente de trabalhadores; e os confirmados mantiveram-se em 0,07%.

De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, esses resultados demonstram que os trabalhadores das empresas que participam da enquete têm perseverado na manutenção das medidas de prevenção nos canteiros de obras, trajetos e residências.

“Entramos numa fase em que o desafio de manter a vigilância contra a doença até aumenta, devido à falsa sensação de segurança proporcionada pelos números reduzidos de contágio. As empresas precisam motivar os trabalhadores constantemente a higienizar mãos, ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual, além de usarem máscaras e manterem o distanciamento”, afirmam Senra e Ishikawa.

Nesta 19ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 518 obras, envolvendo 34.541 empregos diretos e terceirizados, de 10 a 16 de setembro.

Principais resultados da 19ª Pesquisa:

• 0,15% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,07% afastados por confirmação da doença;
  • 514 obras em andamento e 4 paradas;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja o relatório completo das cinco últimas rodadas da pesquisa.

Veja o relatório completo da 10ª à 14ª rodada da pesquisa.

Veja o relatório completo das nove primeiras rodadas da pesquisa.