Capital Trabalho

Canteiros registram estabilidade nos casos suspeitos de contaminação por Covid-19

Medidas precisam ser constantemente reforçadas, afirmam presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP

Por Rafael Marko 10/08/2020 09:21:43

Os casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus nos canteiros de obras seguem reduzidos, porém mantendo-se dentro de um patamar estável, de acordo com as construtoras entrevistadas na 13ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”.

Para Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, o fato exige um reforço constante das medidas adotadas, como uso de máscaras, higienização constante das mãos e dos EPIS, e restrições a aglomerações.

Segundo os dirigentes, diante do aumento da circulação das pessoas fora de casa e nos transportes públicos, é preciso reforçar a conscientização sobre a adoção das medidas de prevenção também fora dos canteiros de obras.

Nesta 13ª rodada, foram obtidas respostas de 39 empresas, responsáveis por 469 obras, envolvendo 30.547 empregos diretos e terceirizados, de 30 de julho a 5 de agosto. Principais resultados da 13ª Pesquisa:

• 2,9% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,9% afastados por confirmação da doença;
  • 464 obras em andamento e 5 paradas;
  • 94% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% distribuem informativos eletrônicos de orientação e realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa; basta enviar um e-mail para pesquisacovid-19@seconci-sp.org.br e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja o relatório completo das cinco últimas rodadas da pesquisa.

Veja o relatório completo das oito primeiras rodadas da pesquisa.