Canteiros de obras resistem ao aumento da contaminação

Canteiros de obras resistem ao aumento da contaminação

Os casos suspeitos de contaminação pela doença nos canteiros de obras aumentaram ligeiramente de 0,11% para 0,21% do número de trabalhadores; e os confirmados oscilaram de 0,05% para 0,06%. Os dados são da 34ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente por SindusCon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção).

A incidência de casos em relação ao total dos trabalhadores segue baixa, na comparação com o aumento expressivo do número geral de casos no Estado, observam Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP. “O momento é muito preocupante diante da escalada da doença, e os canteiros de obras seguem agindo de forma correta, reforçando diariamente o rigor nas medidas de prevenção”, comentam.

Nesta 34ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 528 obras, envolvendo 34.633 empregos diretos e terceirizados, de 7 a 13 de janeiro. Principais resultados da 34ª Pesquisa:

• 0,21% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,06% afastados por confirmação da doença;
  • 527 obras em andamento e 1 parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 95% fornecem máscaras para o transporte;
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas pesquisa:
Cinco últimas
24ª à 29ª