Campanha Pintou, Sobrou, Levou foi prorrogada até 5 de maio

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Campanha Pintou, Sobrou, Levou foi prorrogada até 5 de maio

Confira os locais para descarte de sobras de tintas, embalagens e acessórios de pintura

Integrantes do GT Tintas

Foi prorrogada para 5 de maio a campanha Pintou, Sobrou, Levou, voltada para o descarte correto de tintas, embalagens e acessórios de pintura, em quatro pontos na cidade de São Paulo, direcionada aos consumidores residenciais.

Secretária da Câmara Ambiental da Construção Civil da Cetesb, Maria Heloisa de Pádua Lima

O anúncio foi realizado pela secretária da Câmara Ambiental da Construção Civil da Cetesb, Maria Heloisa de Pádua Lima, em evento no dia 5 de abril com a participação da diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias e do Grupo de Trabalho (GT) de Gestão de Resíduos de Pintura Imobiliária, composto por especialistas e representantes de entidades setoriais, fabricantes de tinta, construtoras, incorporadoras, lojistas e varejistas, áreas de transbordo e triagem, transportadoras de resíduos e empresas de logística reversa. 

Diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias

Em sua participação, a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, destacou a relevância do programa “Cetesb de Portas Abertas”, que busca contribuir tecnicamente com soluções viáveis para os problemas ambientais das cidades do Estado por meio de encontros com representantes dos setores produtivos. “Projetos como o Pintou, Sobrou, Levou pode trazer fomento para o que buscamos como sustentabilidade em todo o Estado de São Paulo”, afirmou.

Odair Senra e representantes das construtoras Imangai, Plano & Plano, Tegra e Trisul e do Comasp

O presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, afirmou que a sustentabilidade, além de ser indispensável para a preservação do meio ambiente, é um item relevante para a competitividade das empresas.  “Com esta visão, o Comasp – Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP atua há 22 anos nas questões ambientais.  E a gestão de resíduos da construção civil é um dos temas relevantes da atuação deste Comitê”. Senra complementou ainda dizendo que “soluções ambientalmente sustentáveis envolvem fabricantes, construtores e o consumidor final”.  

Representantes de algumas entidades participantes do encontro

A abertura do evento foi realizada por Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do Comasp. “A pandemia levou ao adiamento desse nosso projeto, mas conseguimos reunir excelentes profissionais virtualmente que se mostraram mais do que dispostos para o desafio. Hoje celebramos o primeiro mês da ação que começou em março e a superação dos desafios, colecionando aprendizados e comemorando conquistas em prol do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Cristiane Cortez, assessora Técnica do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio SP, relatou o histórico do grupo de trabalho envolvido no desenvolvimento do projeto e relatou também que a campanha permitirá ter um diagnóstico do comportamento do consumidor relativo às sobras de tintas e aos acessórios de pintura usados. Isso porque “serão avaliadas, dentro do princípio da economia circular, alternativas para esses resíduos que apresentem viabilidades técnica e econômica”, destacou Cristiane. 

A pesquisa online com os consumidores para entender melhor o seu comportamento em relação à compra de tintas e acessórios de pintura, assim como ao descarte de sobras de tintas e dos acessórios pós-uso, está disponível  aqui .

“Não existe solução simples para problema complexo. É necessário entendê-lo para criar solução adequada e alternativa para a melhor prática”, disse Fabio Humberg, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Abrafati. Na sequência, Luiz Henrique Aires, Vice-Presidente do Sincomavi, parabenizou a iniciativa como um marco para toda a cadeia de consumo de tintas. “Unimos os pilares do mercado em prol de soluções sustentáveis”.  

Rafael Teixeira, diretor da Rafa Resolve ressaltou a receptividade da ação que já resultou em algumas caçambas cheias no primeiro mês de coleta. Já Roberta Gonçalves Tavares, Professora Pesquisadora de Educação Tecnológica do Senai pontuou a relevância dos resultados das avaliações dos produtos descartados como um exemplo que poderá ser replicado para outros estados do Brasil.

Os responsáveis por executar essa ação são: SindusCon-SP, Fecomercio SP, Abrafati, Senai-SP/Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente, Rafa Resolve. Participam também Abeaço, Abiplast, Adolpho Lindemberg, Bomix, C&C, Coral, Engelux, Ibratin, Imangai, Leroy Merlin, Luca Ambiental, Multilix, Plano & Plano, Prolata, Quartzolit, Rafa Entulhos, Sincomavi, Sitivesp, Suvinil, Tegra, Telhanorte, Tintas MC, Trisul, Universo Tintas e conta com o apoio da Cetesb.

Os pontos de coleta são: C&C Aricanduva – Av. Aricanduva, 5.555; Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, 12.000; Telhanorte Marginal Tietê – Av. Presidente Castelo Branco, 6.201; e, Tintas MC Saúde – Av. Prof. Abraão de Morais, 378.

Histórico

Em 24 de setembro de 2018, representantes da Fecomercio SP, do Sincomavi, do SindusCon-SP e da rede de lojas Leroy Merlin se reuniram para unir os esforços na busca de soluções para a correta destinação ambiental dos diferentes resíduos gerados pelos serviços de pintura imobiliária abrangendo os pequenos e os grandes geradores.

Tendo como base o trabalho realizado pelo GT Tintas, grupo de trabalho coordenado pelo Comasp do SindusCon-SP em 2016, foram feitos convites a diversos atores, constituindo assim um grupo representativo do setor, com entidades e associações setoriais, fabricantes de tintas e acessórios, construtoras, área de transbordo e triagem e transportadores de resíduos e lojas varejistas, que se uniram para potencializar as ações buscando também o envolvimento do Consumidor Final.

Renomeado como Grupo de Trabalho de Destinação de Resíduos de Pintura Imobiliária, para o desenvolvimento dos estudos, foram formados dois subgrupos com o objetivo de avançar de forma mais rápida nas ações. Um subgrupo para “Sobras de Tintas” e o outro “Acessórios e Efluentes de Lavagem”. A primeira ação realizada, como um laboratório, é a campanha “Pintou, Sobrou, Levou”.

Orientações da campanha

Consumo: A recomendação principal é adotar o consumo consciente das tintas. Isso significa dimensionar adequadamente a compra do produto: medir a área a ser pintada e verificar o rendimento do produto para determinar a quantidade necessária. Deve-se também comprar os acessórios adequados e na quantidade correta e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.

No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, bem como no setor de atendimento das lojas, é possível obter mais informações sobre esse cálculo, assim como na própria embalagem da tinta. Deve-se também comprar os acessórios adequados e na quantidade correta e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.

Descarte: Nunca se deve descartar sobras de tintas em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. Caso precise descartar sobras de tintas e acessórios usados, é importante procurar locais específicos voltados para resíduos da construção civil.

Serviço:

Pintou, Sobrou, Levou – descarte de tintas, embalagens e acessórios de pintura

Data: até 5 de maio de 2022

Horário: das 10h às 17h 

Local: 4 lojas na cidade de São Paulo (SP)

Endereços:

• C&C Aricanduva – Av. Aricanduva, 5.555

• Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, 12.000

• Telhanorte Marginal Tietê – Av. Presidente Castelo Branco, 6.201

• Tintas MC Saúde – Av. Prof. Abraão de Morais, 378

Mais informações clique aqui 

As fotos são de Vinicius Stasolla e Jose Jorge Neto.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo