Caixa apresenta ao SindusCon-SP solução para cliente com crédito negativado

Caixa apresenta ao SindusCon-SP solução para cliente com crédito negativado

A Caixa Econômica Federal apresentou ao Comitê de Habitação Popular do SindusCon-SP a startup Akredito, que se propõe a ajudar na recuperação do crédito negativado das pessoas nesta situação, para viabilizar aquisições de moradias no âmbito do Programa Casa Verde Amarela.

A reunião virtual de apresentação, realizada em 23 de novembro, foi conduzida por Ronaldo Cury, vice-presidente de Habitação Popular do SindusCon-SP, e acompanhada por Morenno de Macedo e Sandra Quinto, da Gerência de Sustentabilidade da Caixa Econômica Federal. Cury elogiou a iniciativa da startup, comentando que ela poderá ajudar a destravar negócios em que o cliente negativado não signifique necessariamente um mau pagador.

Pedro Boot, da Akredito, explicou que a startup se propõe a ajudar a identificar todas as dívidas do cliente, consolidando-as depois de negociar descontos. Na sequência, a Akredito quita a totalidade das dívidas e cobra do cliente o montante em até 18 meses, responsabilizando-se pela cobrança e proporcionando educação financeira. Os juros seriam de 5 a 10 vezes menores que os praticados em instituições operantes nessa área.

Com isso, o nome do cliente é limpo em cinco dias, sai do SisBacen, e na virada do mês ele já pode se habilitar ao crédito imobiliário. Boot relatou o resultado de um piloto feito com uma construtora mineira: de 60 pessoas cadastradas, 9 limparam o nome e conseguiram financiar a aquisição da casa própria.

Nem todos os que se cadastram recebem o serviço. A startup não faz proposta ao cliente se a parcela do financiamento comprometer mais de 10% de sua renda. A Akredito também não opera com negativados por cheques sem fundo.

Luis Hatamoto, gerente financeiro da Akredito, disse estar aberta a possiblidade do pagamento à startup de uma taxa de sucesso, por parte da construtora ou incorporadora que fechar a venda de uma unidade habitacional a um cliente que teve o crédito recuperado. Segundo ele, essa comissão poderia reduzir a taxa de juros cobrada do cliente e permitiria também aumentar o número de pessoas atendidas.

Hatamoto esclareceu que por enquanto a Akredito não participa do financiamento do pró-soluto (parcela do valor do imóvel que a Caixa não financia), mas pode intermediar para encontrar alguma instituição que o faça. Macedo, da Caixa, observou que nem todo cliente que tenha o nome limpo conseguirá acesso ao crédito imobiliário, pois pode surgir algum impedimento na análise.

As empresas interessadas em mais informações podem contatar [email protected] (021) 981454547, ou [email protected] (011) 996013867.

A Akredito é uma das startups participante do programa de aceleração Lab Habitação, coordenado pela aceleradora de negócios de impacto Artemisia. Trata-se de iniciativa realizada em parceria com Gerdau, Vedacit, Tigre e Votorantim, apoiada pela Caixa Econômica Federal e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, para promover a solução de problemas sociais relacionados à moradia. De acordo com a Akredito, há 63 milhões de brasileiros negativados.