Empresários revisam a NR-18 e devem apresentar proposta em novembro

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Empresários revisam a NR-18 e devem apresentar proposta em novembro

Todos os pontos da norma serão verificados para subsidiar uma proposta que atenda empregadores, trabalhadores e governo

Na reunião do Comitê Permanente Regional – São Paulo (CPR-SP), nesta terça-feira (15), foi anunciado pelo coordenador da bancada dos empresários no Comitê Permanente Nacional (CPN) e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, a contratação da consultoria do engenheiro civil e de segurança do trabalho José Carlos de Arruda Sampaio. Ele irá elaborar uma proposta conclusiva sobre a NR-18 que será entregue pela bancada dos empregadores do setor na reunião do CPN em novembro.
“Sampaio tem um bom relacionamento com todas as bancadas e tem um trabalho reconhecido como engenheiro prevencionista no mercado da construção”, explicou Ishikawa. O trabalho deve ser apresentado para apreciação das três bancadas em novembro.
A reunião, coordenada pelo auditor fiscal da SRTE-SP e presidente do CPR, Antônio Pereira, também contou com a presença do diretor de Saúde e Educação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom-SP), Robison Leme, e do auditor fiscal da SRTE- Sorocaba, Roque Júnior.
Para Roque Júnior, a questão da segurança não é levada tão a sério como deveria por fatores culturais. Nesse contexto, o SindusCon-SP, que realiza anualmente a MegaSipat, terá como foco do evento em 2015 três questões importantes: queda em altura, choque elétrico e soterramento.
Na reunião também foi abordado o I Fórum Preparatório da Região Sudeste ao VII Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (CMATIC). O evento foi realizado em 28 de julho, na sede SindusCon-SP, reunindo mais de 100 pessoas entre representantes das empresas, dos trabalhadores e do governo federal.
(Fabiana Holtz)

Ishikawa apresentou novidades na revisão da NR-18 em reunião do CPR-SP