Aumentos de preços de imóveis desaceleram em janeiro

Aumentos de preços de imóveis desaceleram em janeiro

Em São Paulo, a variação foi de 0,81% no mês, segundo a Abecip

Os preços dos imóveis novos residenciais em dez capitais pesquisadas do país tiveram aumento médio de 0,86% em janeiro, na comparação com dezembro. A variação foi menor que a alta de 1,25% em dezembro, em relação a novembro. Já a variação acumulada em 12 meses aumentou ligeiramente, de 16,25% em dezembro, para 16,77% em janeiro.

Os dados são do IGMI-R (Índice Geral de Preços do Mercado Imobiliário) da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

Todas as dez capitais analisadas apresentaram variações positivas em janeiro. Em São Paulo, o preço médio dos imóveis residenciais novos se elevou 0,81% em janeiro, acumulando uma variação de 21,05% em 12 meses – mantendo-se praticamente estável antes os 21,09% registrados nos 12 meses até dezembro.

Além de São Paulo, as capitais que registraram os maiores aumentos em janeiro, na comparação com dezembro, foram Salvador (1,79%), Rio de Janeiro (1,03%), Brasília (0,94%), Goiânia (0,79%) e Curitiba (0,64%). Seguem-se Porto Alegre (0,52%), Belo Horizonte (0,42%) e Fortaleza (0,28%) e Recife (0,18%).

No acumulado de 12 meses, além de São Paulo, os maiores aumentos se registraram no Rio de Janeiro (17,81%), Brasília (16,94%), Curitiba (13,76%), Salvador (13,33%), Porto Alegre (13,08%) e Goiânia (12,70%). Na sequência, vêm Belo Horizonte (8,71%), Fortaleza (8,20%) e Recife (6,97%).

De acordo com o indicador, as variações dos valores dos imóveis residenciais de sete entre as dez capitais analisadas pelo IGMI-R em janeiro ainda mostram ganhos reais no primeiro mês de 2022.

Segundo a Abecip, a evolução desses valores ao longo do ano continua sujeita a um cenário de incertezas, dada a dinâmica do nível de atividade econômica, a política monetária voltada para o combate da inflação e a massa de rendimentos reais que ainda não apresenta reação significativa.