Atualização da Norma de Desempenho avança

Atualização da Norma de Desempenho avança

O coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP, Fábio Villas Bôas, informou que o novo texto da Norma de Desempenho para Edificações sobre a parte térmica, aprovado em consulta, já foi encaminhado para publicação; o texto da parte acústica seguirá para consulta no final de fevereiro, início de março; e a elaboração do texto da parte lumínica continua. Villas Bôas, que coordena a revisão da norma no âmbito da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), fez o relato na reunião do CTQ, em 11 de fevereiro.

Lilian Sarrouf, coordenadora do CB-002 (Comitê Brasileiro da Indústria da Construção) da ABNT, informou que, por iniciativa da Abividro e da Abravidro, a ABNT está elaborando uma Prática Recomendada de Vidros, para orientar sobre a utilização das normas técnicas relativas a esses produtos. Ela e o membro do CTQ Luis Bueno representam o CB-002 nesta ação.

Ainda segundo a coordenadora, os trabalhos da elaboração das partes específicas de instalações elétricas, hidráulicas, incêndio, ar condicionado e estrutura da Norma de Inspeção de Edificações estão em andamento, e a respectiva Comissão de Estudos deverá ser instalada em março para apreciação dos textos-base preparados.

Alexandre Oliveira, do Grupo de Trabalho sobre Pós-Obra do CTQ, sugeriu que este GT elabore um manual para orientar as construtoras sobre as boas práticas nessa área, com ênfase na importância de entregarem aos condomínios um plano de manutenção específico bem detalhado dos empreendimentos.

Oliveira, que junto com Lilian também integra um grupo dedicado à Norma de Inspeção de Edificações do Deconcic (Departamento da Indústria da Construção) da Fiesp, informou que está sendo revisado o Guia da Edificação Segura disponibilizado no site da Fiesp.

Digitalização na Sabesp

Daniela Ferrari Toscano de Britto, que integra o GT sobre Concessionárias do CTQ, relatou o resultado de reunião de que participou, junto com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan e Roberto Clara, membro do Comitê, com Marcos Penido, secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, e Ricardo Borsari, diretor Metropolitano da Sabesp.

Na ocasião, a Sabesp anunciou que o sistema de atendimento totalmente digital para as construtoras, que funcionava na forma de um piloto, agora está disponível para todas as empresas, e haverá um treinamento para sua utilização na próxima semana. Daniela convidou todas as empresas a migrarem para o novo sistema. Ela também informou que está sendo criado um grupo de whatsapp colaborativo entre os funcionários das empresas do CTQ que se relacionam com a Sabesp.

Eventos do Comasp

Vanessa Dias, que assessora o Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, reiterou o convite para as empresas participarem dos próximos eventos do setor: o webinar Novas Orientações para Gerenciamento de Áreas Contaminadas, em 23 de fevereiro, das 9h às 10h30; um curso sobre gerenciamento e reabilitação desses terrenos, em 26 e 28 de abril; e o webinar Eficiência Energética em Edificações – Normas Nacionais e Internacionais, em 25 de fevereiro, das 16h às 17h30.

Ela ainda informou que a Cetesb disponibilizou um Guia Orientativo, atualizado quase diariamente, com orientações sobre o MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos). Recomendou que as empresas testem o Cecarbon, www.cecarbon.com.br ferramenta gratuita do SindusCon-SP lançada em dezembro para fazer o inventário de emissões de energia e carbono de suas obras. A recomendação foi reforçada por Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, reforçando que isso contribuirá para o aperfeiçoamento da ferramenta.

Vanessa ainda relatou que haverá um treinamento online gratuito sobre a utilização do Cecarbon. Informou que prosseguem as atividades de revisão e tradução de normas de eficiência energética, no âmbito do convênio com a Eletrobras. E lembrou que prossegue o convênio com a Prolata para a logística reversa das latas de tinta usadas. Informações sobre esses assuntos: [email protected] .

Preços de insumos

Ao final da reunião, os membros do CTQ realizaram uma ampla troca de informações sobre ações a serem tomadas diante da persistência dos aumentos de preços dos insumos, que estão impactando os custos das obras e dificultando a elaboração de orçamentos dos futuros empreendimentos.

Reforçou-se a recomendação às empresas para que enviem os orçamentos das obras concluídas à FGV/Ibre, que está estudando a atualização da composição da cesta de materiais e serviços pesquisados para a composição do INCC (Índice Nacional de Custos da Construção).