Atividade e emprego na construção evoluem

Atividade e emprego na construção evoluem

O índice de evolução da atividade da construção civil cresceu 0,8 ponto em agosto, comparado a julho, alcançado 49,2 pontos, de acordo com a Sondagem da Indústria da Construção da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice de evolução do número de empregados subiu 0,6 ponto para 49,9 pontos.

Embora ainda abaixo dos 50 pontos – o que mostra a persistência da crise no setor –, os indicadores apresentaram melhora em todos os meses de 2019. A sondagem ouviu 523 empresas do setor (181 de pequeno porte, 228 de médio porte e 114 de grande porte) entre 2 e 12 de setembro.

As empresas da construção civil permanecem com ociosidade elevada. Em agosto, a utilização da capacidade operacional ficou em 58%, acréscimo de um ponto percentual frente ao mês anterior e dois pontos em relação ao nível de 12 meses atrás.

Em agosto, o indicador de intenção de investimento da empresa subiu para 37,2 pontos. Embora muito abaixo dos 50 pontos, esta foi a segunda marca mais elevada de 2019 e acima da média histórica de 33,7 pontos. Este indicador tem oscilado muito este ano, mostrando tendência crescente mas ainda não sustentável na propensão de investir.

A sondagem mostrou expectativas positivas em relação ao nível de atividade e à compra de insumos e matérias-primas, indicadores que subiram para 54,8 pontos e 53,7 pontos, respectivamente, sinalizando esperança de aumento de demanda nos próximos seis meses.

De outro lado, os indicadores de novos empreendimentos e serviços apresentaram leve recuo, de 0,6 ponto e de 0,2 ponto, respectivamente.

O índice de confiança revelou otimismo do setor com a conjuntura, sobretudo com o presente. Com alta de 1,3 ponto, frente a agosto, o índice de condições atuais puxou o aumento de 0,4 ponto no indicador de confiança.

Já índice de expectativas em relação à conjuntura – que mensura o que o empresário espera para os próximos seis meses – caiu pelo segundo mês consecutivo, desta vez em 0,3 ponto, principalmente devido à piora nas expectativas em relação à economia.