Atividade da construção mantém-se no patamar de queda

Atividade da construção mantém-se no patamar de queda

O indicador do nível de atividades do setor da construção cresceu de 44,9 pontos em março para 46,5 pontos em abril, mas ainda denota cenário de queda por permanecer abaixo dos 50 pontos, patamar a partir do qual apontaria aumento.

Este foi um dos resultados da Sondagem Indústria da Construção realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Aplicada entre 3 e 12 de maio, a enquete coletou informações de 434 empresas, sendo 157 de pequeno porte, 186 de médio porte e 91 de grande porte.

A alta do indicador de atividade não foi suficiente para recuperar o ritmo observado de agosto a novembro de 2020. Desde o início de 2021 foram registrados apenas índices abaixo dos 50 pontos.

Da mesma forma, a evolução do número de empregados passou de 45,2 pontos em março para 46,1 em abril, portanto ainda denotando cenário de queda, existente desde janeiro.

Confiança em alta

Já o índice de confiança do empresário da construção registrou aumento de 5 pontos em maio, em comparação com abril, atingindo 56 pontos.

Na análise da CPI, o resultado seria fruto de uma avaliação menos negativa das condições atuais e uma disseminação do otimismo nas expectativas. A melhora generalizada das expectativas em maio reflete otimismo para os próximos seis meses. Além disso, segundo a sondagem, a intenção de investir interrompe a trajetória de queda verificada desde o início do ano.

Quanto à avaliação das condições atuais da economia brasileira, apesar do aumento de 6 pontos em maio na comparação com abril, o índice se mantém distante da linha de 50 pontos, em 43,1 pontos.

De acordo com a CNI, isso mostra que a leitura negativa do cenário nacional segue disseminada entre os empresários da construção.

O Índice de Expectativas avançou 4,7 pontos em relação a abril, ficando em 60,5 pontos. A expectativa com relação à empresa e com relação à economia brasileira indicaram maior otimismo. A expectativa com relação à empresa atingiu 62,7 pontos em maio, com um aumento de 5 em relação a abril. O índice de expectativa da economia brasileira avançou 3,9 pontos em maio, para 55,9 pontos, denotando otimismo.

Capacidade instalada

Em abril, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) aumentou dois pontos percentuais em relação a março, atingindo 63% de utilização. Trata-se do mês de abril de maior utilização da capacidade operacional desde 2014.