Alvarás para empreendimentos interrompem alta na capital paulista

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Alvarás para empreendimentos interrompem alta na capital paulista

Depois de sucessivas elevações desde o início de 2018, o número de alvarás para construção de empreendimentos verticais no município de São Paulo totalizou 822 (alta de 58,7%) nos últimos 12 meses, encerrados em junho de 2019. O número está ligeiramente abaixo do teto da série histórica no período anterior (861 projetos no acumulado até maio de 2019), resultado este alcançado anteriormente apenas em junho de 2015.

Este foi o resultado do Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário – que acompanha a variação no volume acumulado de alvarás concedidos nos últimos 12 meses –, calculado para capital paulista. O levantamento é da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), com base nas últimas informações disponibilizadas pela Prefeitura de São Paulo, coletadas pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, órgão de apoio à FEA/USP).

Segundo a pesquisa, a maior parte dos alvarás concedidos nos últimos 12 meses foi para projetos de empreendimentos na Zona Leste (44,4%), seguida por Zona Norte (18,1%), Zona Sul (17,8%), Zona Oeste (16,4%) e Centro (3,3%).

A zona da capital paulista com maior crescimento de interesse nos últimos 12 meses foi a Oeste, com alta de 121,3% em relação ao coletado nos 12 meses precedentes, resultado muito próximo do observado da também expressiva elevação na região da Zona Sul (+121,2%). Seguem-se os crescimentos do interesse na Zona Norte (+73,3%), no Centro (+50%) e na Zona Leste (+27,2%).

Veja os gráficos da pesquisa aqui.