Evento

Workshop Técnico Soluções em eficiência energética e hídrica dos edifícios


solucoes_head6

 

O SindusCon-SP, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, por meio do Comitê do Meio Ambiente (COMASP) e do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), realizará o Workshop Técnico “Soluções em Eficiência Energética e Hídrica dos Edifícios”, das 08h00 às 18h30 do dia 06 de dezembro de  2018, na Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília, São Paulo.

O evento tem como objetivo promover a construção sustentável e apresentar para o setor as tendências, soluções e tecnologias, e também realizar o lançamento do “Guia e do Vídeo: Esquadrias com foco em Eficiência Energética”.

O Worskhop contará com palestras que visam, além da apresentação por parte de profissionais de grande conhecimento e experiência, proporcionar o debate e a discussão com os participantes acerca das Soluções em Eficiência Energética e Hídrica dos Edifícios.

 

 

PROGRAMAÇÃO

8h00 | CREDENCIAMENTO

8h20 | ABERTURA
FRANCISCO ANTUNES DE VASCONCELLOS NETO, Vice-presidente do SindusCon-SP
CARMEN LANGNER, Coordenadora de Energias Renováveis e Eficiência Energética da GIZ
GEORGE ALVES SOARES, Pesquisador do Cepel e Coordenador do Grupo Técnico de Edificações do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE) do MME

8h50 – 9h10 | PALESTRA – Perspectivas de avanços em eficiência energética no setor da construção civil
MICHAEL LAAR, Doutor em Arquitetura pela Bauhaus e coordenador da Componente 3 do EEDUS da SNH/GIZ- Agência de Cooperação
Alemã (GIZ)

9h10 – 9h50 | PALESTRA – Lançamento Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações
ALEXANDRE SCHINAZI, Engenheiro Ambiental formado pela PUC-Rio, Master em Engenharia pela École Centrale Marseille, na França e diretor técnico da Mitsidi Projetos.

9h50 – 10h10| DEBATES

10h10 – 10h30 | COFFEE BREAK
10H30 | PAINEL II – SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS EDIFICAÇÕES
Moderador FRANCISCO ANTUNES DE VASCONCELLOS NETO

10h30 – 11h00 | PALESTRA – Edifícios Zero Energia
MÁRCIO TAKATA, Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP, Presidente do Comitê Técnico de Certificação GBC Brasil Zero Energy e Diretor da GREENER.
11h00 – 11h30 | CASE – Alta eficiência em geração água quente e energia em edificações a partir da solução CHP, cases Edifícios Residenciais
PEDRO MENDES, Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie, MBA em Energia pelo PECE/Poli USP e Pós Graduado em Gerenciamento Ambiental. Responsável pela área de Aplicações e Geração Distribuída da Comgas.

11h30 – 12h00 | CASE – Tecnologia para aquecimento de água – Hotel Tauá em Atibaia – SP
DANIEL FRAIANELI, Engenheiro de Controle e Automação pela Universidade de Brasília, especialista em construções sustentáveis pelo INBEC, MBA em inteligência de mercado pela FIA e Gerente de produtos Multi V da LG Electronics.

12h00 – 12h20 | CASE – Eficiência energética em Edifícios com Elevadores
JOSÉ LUIS MUNDIM SOARES, Engenheiro civil com formação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Marketing pela ESPM e Gerente de Gestão de Vendas e Marketing de Novas Instalações nas empresas Elevadores Atlas Schindler Ltda.
12h20 – 12h40 | DEBATES

12h40 – 13h40 | INTERVALO PARA ALMOÇO
13h40 – 14h20 | PALESTRA – Lançamento Guia Esquadrias com Foco em Eficiência Energética
FABIOLA RAGO, Engenheira Civil, Mestre em materiais de construção civil pela Escola Politécnica da USP, Coordenadora da CEE-191 – Comissão de Estudos de Esquadrias da ABNT, Diretora do IBELQ, Professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenadora da publicação – Esquadrias para Edificações e Aplicações da CBIC.
14h20 – 15h40 | MESA – Cadeia Produtiva de Esquadrias – visão dos Projetistas, Fabricantes, Construtoras, Órgãos de Governo
PAULO MASSOCA, Diretor de Planejamento e Projetos da Secretaria de Estado da Habitação de São Paulo – CDHU
LUIZ GUILHERME DE MATOS ZIGMANTAS, Engenheiro na Gerência Executiva de Habitação em São Paulo da Caixa Econômica Federal
LUCÍNIO ABRANTES DOS SANTOS, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – AFEAL
PHILIPP KILIAN, Diretor de Comunicação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC – ASPEC PVC
FERNANDO SIMON WESTPHAL, Supervisor do Laboratório de Conforto Ambiental e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC e Consultor Técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – ABIVIDRO
ELOISA AMADO, membro do GT de Sustentabilidade da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA
MICHAEL LAAR, Doutor em Arquitetura pela Bauhaus e coordenador da componente 3 do EEDUS da SNH/GIZ- Agência de Cooperação
Alemã (GIZ)
15h40 – 16h10 – CASE – Soluções para esquadrias – Design, Conforto e Desempenho
CINTÍA FIGUEIREDO, Arquiteta pela PUCMG, Especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia e Mestre em Conforto Ambiental pela FAUUSP e Responsável pela área de marketing da construção civil na Hydro Alumínio.
16h10 – 16h30| DEBATE
16H30 | PAINEL IV – SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E HÍDRICA NAS EDIFICAÇÕES
Moderador FABIO VILLAS BÔAS

PEGADA HÍDRICA E DE CARBONO DE PRODUTOS

16h30 –17h00 | CASE – Análise de Ciclo de Vida e a importância estratégica para a fabricação de produtos
OSVALDO BARBOSA DE OLIVEIRA JR., Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP e Coordenador da Engenharia de Aplicação da Deca.
FERNANDA BUENO MARCONDES VIEIRA MIRANDA, Engenheira Ambiental pela UNIFEI e pós-graduada em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP e Especialista de Sustentabilidade da Deca.

FACHADA VENTILADA

17h00 – 17h30 | CASE – Solução técnica e ambiental para as obras
MAINAR ALLGAIER, Engenheiro Ambiental pela UNESC, Pós graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho pela UNISUL, Gestão Empresarial pela FASC, Direito Ambiental pela UNINTER e Supervisor de Meio Ambiente na Cecrisa Revestimentos Cerâmicos.
CAMILA VERONESE, Arquiteta e Urbanista pela UNIP, Pós-Graduada em Edificações – Excelência e Anomalias Construtivas pela Mackenzie, com MBA em Gestão Empresarial pela UNIP e Gerente de Soluções Técnicas na Cecrisa Revestimentos Cerâmicos.
17h30 – 18h00 | CASE – Sistema, vantagens e Piso Elevado
GABRIEL ZANETTE RECCO, Engenheiro Civil pela UNISUL, parceiro da Incepa em engenharia e coordenador da Wandegar Brasil.
18h00 – 18h30| DEBATE

18h30 – ENCERRAMENTO

 

 (*) programação sujeita a alteração

Baixe o Guia de esquadrias de eficiência energética, aqui.

apoio_03dez18

Público Alvo:
  Empresas ligadas às atividades da construção, incorporação, projetos, administração de empreendimentos, profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, sistemas prediais, saneamento e sustentabilidade, gestores públicos, fornecedores, pesquisadores, docentes e estudantes.

Outro:










Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br