Curso

Online Gratuito Curso Prática de Fundações

Objetivo:

O SindusCon-SP participa ativamente em favor da saúde dos trabalhadores, da empregabilidade e da atividade do setor. Entre suas ações (link vídeo), está disponibilizando diversos cursos e eventos de sua grade exclusiva, de forma online e gratuita, durante o período de isolamento devido à Covid-19. Uma iniciativa para colaborar com a reciclagem da categoria, durante esse período decisivo da preservação da saúde e do bem-estar de todos.

O curso tem o objetivo de oferecer aos engenheiros de obras, principalmente de empreendimentos imobiliários, um treinamento na prática de fundações e contenções, com ênfase no planejamento e controle da execução, melhorando o desempenho dessa fase da obra, sujeita às maiores incertezas de riscos, prazos, qualidades, patologias e relações com a vizinhança, que podem impactar em atrasos de obras ou aumento de custos do orçamento.

O SindusCon-SP não se responsabiliza sobre quaisquer mudanças normativas mencionadas no curso que possam ter ocorrido do dia da realização até o presente momento.

PROGRAMAÇÃO:

Público Alvo:

Engenheiros, encarregados, planejadores de obras e demais colaboradores que atuam no processo e tenham interesse no assunto.

Corpo Docente:

André Jacomini – Engenheiro Civil pela FEI -UMC. Atua na Solofix Engenharia eFundações Ltda., no segmento de execução de obras, responsável pelo departamento de contenção (atividades de cravação de estaca, tirante, solo grampeado e travamentos metálicos), lidando com gerenciamento de equipes e insumos para cumprimento dos contratos, planejamento das obras, acompanhamento de produção e faturamento, realização de medições e assessoria técnica aos clientes. Responsável por 13 obras simultâneas.

Celso Nogueira Correa – Engenheiro Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado. Pós graduado para o mestrado em Geotecnia na POLI-USP. Especialização em Fundações e aterros  sobre solos moles; Empuxos e arrimos  em obras de terra na FDTE-EPUSP. Classificação MCT de solos – Convencional e Expedita na FATEC  e Solos reforçados e Geossintéticos na PECE. Atualmente é engenheiro na ZF  Engenheiros Associados.

Fabio Villas Bôas –  Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalha na Tecnisa desde 2003 como diretor técnico. Ele é coordenador das comissões de estudos de revisão das NBR’s 15575, 8214, 9817, 13753 e 13754, membro do CTQ – Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Coordenador do COMASP – Comitê de Meio Ambiente do SindusCon SP, e Presidente da Câmara Ambiental da Construção Civil CETESB – São Paulo.

Frederico Fernando Falconi – Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1978. Sócio-Diretor da ZF e Engenheiros Associados SS Ltda desde 1986 onde participou de mais de 5.000 obras geotécnicas. Prêmio Manuel Rocha, concedido pela ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica no biênio 2013/ 2014. Membro das comissões de revisão das normas ABNT-NBR 8044/96 – Projetos Geotécnicos, da ABNT-NBR 5629 –Tirantes Ancorados no Terreno e da comissão da norma de Solos Reforçados. Coordenador da revisão da ABNT- NBR 6122/2010. Membro do comitê editorial da revista Concreto do Ibracon – Instituto Brasileiro do Concreto e membro do DFI – Deep Foundation Institute. Editor, co-editor e co-autor dos livros “Solos do Litoral de São Paulo”; “Hélice-Contínua – A experiência Atual” ; “Fundações – Teoria e Prática” “ “Previsão de Desempenho X Comportamento Real – Aterros, Túneis, Fundações, Taludes” , “A Engenharia do Sucesso – Natura” “Passado, Presente e Futuro dos Edifícios da Orla Marítima de Santos”;  “Twin Cities – Solos da Região Metropolitana de São Paulo e Curitiba”. Palestrante com mais de 40 artigos técnicos sobre fundações e contenções, publicados em Congressos, Seminários e Workshops no Brasil e no exterior.

Helio Silva Junior – Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de São Paulo, engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília, atuou nas empresas Brasfond, Estacas Franki, Nacional Engenharia e hoje é sócio fundador da Fundamenta Engenharia que foi fundada em 1996.

Ilan D. Gotlieb – Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1986). Mestrado em Engenharia Geotécnica pela Cornell University (1996), com homologação da Escola Politécnica da USP. Professor da cadeira de Fundações da Faculdade de Engenharia da FAAP de 1988 a 2006. Professsor das cadeiras de Mecanica dos Solo, Obras de Terra e Fundações na Faculdade de Engenharia da Universidade Anhembi-Morumbi de 2010 a 2012. Professor do curso de Mestrado da Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP). Presidente da ABEG – Associação Brasileira das Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica. Membro do Conselho da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica e Sócio Diretor da MG&A Consultores de Solos S.S. Ltda.

Ivan Grandis – Engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie-1966.Master of science pelo Imperial College of Science and Technology da Universidade de Londres 1970-1971. Especialidade Civil Engineering- Soil Mechanics. Foi professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie 1967 a 1971, Professor assistente da Escola Politécnica da USP entre 1972 e 1974 e diretor das empresas Geotécnica S.A., Geosonda S.A. e Geomaster Ltda. Atualmente diretor da empresa IGR Serviços de Engenharia.

Jaime Domingos Marzionna – Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Desde 1988, quando fundou a Engeos Engenharia e Geotecnia S/S Ltda., exerce atividades de projeto e consultoria.

Jean Felix Cabette – Mestrado em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).Graduado em Engenharia Civil pela FEIS UNESP em Ilha Solteira. Diretor Técnico na BENATON FUNDAÇÕES, atuando com gerenciamento de obras de fundações profundas com estacas pré-fabricadas de concreto protendido; Realização de mais de 700 ensaios de carregamento dinâmicos (ECD) com analises CAPWAP; Elaboração de projetos alternativos para fundações, com foco em estacas pré-fabricadas; Controle técnico / operacional com acompanhamento de mais de 200 obras de fundações em estacas pré-fabricadas, incluindo cerca de 70.000 estacas ou 1.200.000m (80.000m³ de concreto utilizado nas estacas) executados com cargas de 10tf até 270tf por estaca (15x15cm a Ø80cm) Apoio Técnico ao departamento comercial para fechamento de negócios.

Lilian Sarrouf – Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administradora de Empresas pelo Instituto Mackenzie, Mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC – SP. Atua como consultora nas áreas de gestão empresarial, gestão estratégica, gestão da transformação organizacional, gestão da qualidade e meio ambiente e coordenação de grupos de trabalho. Consultora Técnica do SindusCon-SP coordenando o COMASP – Comitê do Meio Ambiente, Segurança e Produtividade do SindusCon-SP e o GT PÓS OBRA – Comitê Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP. Consultora Técnica da CMA CBIC Comissão de Meio Ambiente e da COMAT CBIC Comissão de materiais, tecnologia, qualidade e produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Coordenadora da CE-002: 146.004 – Comissão de Estudo de Conservação de Água em Edificações da ABNT. Docente no MBA da Construção da Fundação Getúlio Vargas, docente no curso de pós graduação em Construção Sustentável no SENAC SP. Coordenadora do Curso de Gestão em Sustentabilidade do SindusCon-SP.

Márcio Abreu de Feitas – Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie. Pós graduado em Finanças de Empresas  (FCECA) e em Práticas de Fundações e Geotecnia em Empreendimentos Imobiliários (FESP). Coordenador da Qualidade – Implantação da ISO 9001:2000 – Sistemas de Gestão da Qualidade na Geofix Eng. Fundações e Estaqueamento S/C.

Milton Golombek – Consultor de Fundações , com mais de 45 anos de experiência. Sócio – Diretor da Consultrix, empresa líder na área de Consultoria de Fundações, com 65 anos de existência, tendo projetado mais de 11.000 obras em todo Brasil: edifícios, pontes, indústrias, shopping centers, viadutos, obras especiais. Presidente por 3 vezes da Associação Brasileira de Empresas de Consultoria Geotécnica (ABEG), atual Vice-Presidente .

Renato Hoppe Barreira – Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia Mauá em 1980. Iniciou suas atividades na área de geotecnia e fundações na Geotécnica S.A., se desligando em 1986 para se associar à construtora e incorporadora EXTO Engenharia e Construções Ltda e para fundar a Tecnogeo Engenharia e Fundações Ltda. Desligou-se da EXTO em 2009 e na Tecnogeo ocupou o cargo de sócio-diretor de 1986 até dezembro de 2015. Continua atualmente com o cargo de diretor da empresa, sendo que desde janeiro de 2016 a Tecnogeo passou a fazer parte do Grupo Keller, empresa multinacional líder mundial em serviços de geotecnia e fundações com matriz na Alemanha, passando a ser denominada KELLER TECNOGEO.

Ricardo Vajani Manrubia – Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Fundações pela FESP. Responsável pelo departamento de Execução de Obras na Solofix Engenharia e Fundações Ltda.

Sussumu Niyama, Dr. Eng.- Engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia de Solos pela Escola Politécnica da USP.  Foi Presidente da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica, Engenheiro Pesquisador do IPT e Gestor do SindusCon-SP. Autor de dezenas de publicações nacionais e internacionais e editor de 2 livros, nacional e internacional. Coordena curso de mestrado na FESP em Prática de Fundações em Empreendimentos Imobiliários, além de ser professor convidado de Mestrado no IPT e de outras instituições, inclusive no exterior. Forte atuação nas relações institucionais e empresariais com o Japão. Atualmente é sócio diretor da Tecnum Construtora.

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00