Curso

Online Gratuito Curso Componentes e sistemas construtivos, soluções de projeto e ensaios e avaliações para atendimento à ABNT NBR 15575:2013

Objetivo:

O SindusCon-SP participa ativamente em favor da saúde dos trabalhadores, da empregabilidade e da atividade do setor. Entre suas ações (link vídeo), está disponibilizando diversos cursos e eventos de sua grade exclusiva, de forma online e gratuita, durante o período de isolamento devido à Covid-19. Uma iniciativa para colaborar com a reciclagem da categoria, durante esse período decisivo da preservação da saúde e do bem-estar de todos.

O objetivo do treinamento é apresentar uma síntese organizada do que já conhecemos sobre o desempenho dos sistemas construtivos e componentes presentes no mercado, esclarecer como utilizar estes dados no desenvolvimento dos projetos entendendo-se melhor o significado dos ensaios e avaliações e mostrar as medidas necessárias para que o desempenho projetado seja de fato o desempenho resultante no produto entregue ao cliente final.

O SindusCon-SP não se responsabiliza sobre quaisquer mudanças normativas mencionadas no curso que possam ter ocorrido do dia da realização até o presente momento.

Conteúdo Programático:

• Levantamento dos sistemas construtivos e componentes caracterizados quanto ao seu desempenho e como estão disponibilizados os dados técnicos.
  • O que falta caracterizar e ainda é necessário mais conhecimento.
  • Desfazendo equívocos: exemplos de entendimentos inadequados e correta aplicação dos requisitos nestes itens.
  • Detalhamento do significado de Engenharia, responsabilidades e uso correto de ensaios e avaliações previstos na ABNT NBR 15575:2013.
  • Medidas de projeto desde o terreno até o projeto executivo para atender a norma de desempenho: soluções a buscar, o momento certo de fazer cada avaliação para atendimento a cada requisito.
  • Medidas de gestão da qualidade, controle tecnológico e execução de obra para que o desempenho projetado seja de fato o desempenho construído.
  • Custos x riscos x desempenho: entendendo as reais implicações de riscos e custos do atendimento aos requisitos da norma de desempenho.

Engenheiros, arquitetos, técnicos e tecnólogos atuantes em empresas de projeto, empresas incorporadoras e construtoras e empresas fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos nas áreas de projeto, suprimentos, planejamento e orçamento, execução de obras, gestão da qualidade, vendas técnicas e áreas afins, profissionais em geral ligados à aplicação da norma ABNT NBR 15575.

Corpo Docente:

Maria Angelica Covelo Silva – Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia, Diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento. Atua em gestão da qualidade e tecnologia com o foco em  desempenho desde sua carreira acadêmica em instituições de ensino e pesquisa e desde o início dos anos 1990 como consultora em inúmeros empreendimentos residenciais e comerciais. Também atua como consultora de empresas e entidades de fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos para a caracterização e desenvolvimento de produtos quanto ao desempenho. Participa da comissão de estudos da ABNT NBR 15575 desde sua versão inicial e na atual comissão para a revisão.