II Encontro nacional sobre licenciamentos na construção

– EVENTO GRATUITO –

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC, com correalização do Senai Nacional e apoio da Frente Nacional dos Prefeitos – FNP, realizará, dia 03/04/2019, o II ENCONTRO NACIONAL SOBRE LICENCIAMENTOS NA CONSTRUÇÃO, um evento sobre Licenciamento de obras, com o objetivo de debater o tema, de forma ampla, buscando melhorar os procedimentos regulatórios e administrativos para tornar as cidades mais empreendedoras, impulsionando a economia em geral.

A construção civil e a incorporação imobiliária são atividades que alavancam a indústria da construção, respondendo por 50% do investimento realizado no Brasil e movimentando 62 segmentos do setor produtivo nacional, contribuindo de forma decisiva para a economia como um todo.

A burocracia é um dos principais gargalos para se empreender no Brasil e, na construção civil, o atraso nos processos de licenciamento é um dos principais fatores que geram um custo adicional de 12% no custo final do imóvel, trazem perda de arrecadação para a administração pública e, ainda, acabam por impulsionar o crescimento “ilegal” da cidade, com maior dificuldade para o controle urbano-ambiental.

Leis pouco claras, com margem a diferentes interpretações, desalinhadas entre as esferas de governo, estruturas de cartórios que não acompanham o crescimento e volume de projetos, são alguns dos responsáveis pelos atrasos nos processos de licenciamento.

Os novos tempos pedem inovação e desburocratização. Os paradigmas mudaram e a administração pública precisa ter esse novo olhar, entendendo o desenvolvimento urbano como um importante componente para o desenvolvimento das cidades.

Só é possível aproximar a cidade real da cidade legal, por meio de uma legislação acessível, objetiva e inclusiva, com Planos Diretores simplificados (Lei de Uso e Ocupação do Solo, Código de Obras e Posturas).

É imprescindível eliminar os conflitos entre legislação federal e gestão municipal (Código Florestal, Bombeiros, Licenciamento Ambiental, Inspeção Predial, dentre outros), facilitando os procedimentos de licenciamento, para garantir maior adesão à Cidade Legal.

Nesse contexto, o evento busca reunir todo o público estratégico com potencial influência no processo decisório, para debate e entendimento mais amplo do assunto. Contará com a participação de representantes do Governo Federal, Municipal e do Sebrae Nacional, além de secretários municipais, trazendo testemunhos de casos exitosos, conforme programação anexa.

Temas:

• O mercado imobiliário e o impacto do Custo da Burocracia no Imóvel;
  • Impacto da Burocracia no atendimento à demanda por crédito imobiliário;
  • Participação do governo no desenvolvimento do setor imobiliário;
  • Emprego e Competitividade;
  • Por um Brasil mais simples;
  • Como Fortaleza se tornou referência em gestão e onde buscar recursos para viabilizar e implementar as melhorias necessárias;
  • A reinvenção de Porto Velho: antes e depois do Fórum Executivo sobre Licenciamentos de Construções;
  • Brasília, agilidade com responsabilidade;
  • Cascavel, Novo modelo de gestão e o Comitê de desburocratização;
  • Joinville, referência em cidade empreendedora;
  • Fortaleza, referência em gestão urbana.

A programação completa você encontra clicando aqui.

Outro:

0304-Licenciamento