Curso

Curso Secovi – Desenvolvimento imobiliário em áreas contaminadas

Objetivo:

Curso de 10 novembro à 10 de dezembro de 2020 (terças e quintas-feiras), das 08h30 às 10h30.

O curso permitirá ao aluno conhecer as ferramentas utilizadas para tomada de decisão em investir em áreas contaminadas. Será capaz de discernir e analisar os riscos e oportunidades de incorporar nestes locais, através de exemplos reais.

 

Associados SindusCon-SP tem desconto de 15% na inscrição. Peça seu código pelo e-mail spelegrino@sindusconsp.com.br



O curso será realizado em dois módulos, durante um mês, com dez aulas de 2 horas cada e duas aulas de 3 horas. No módulo I serão ministradas seis aulas conceituais explicando aspectos legais, as ferramentas para decisão de compra e o gerenciamento de uma área contaminada.
O módulo II abordará o licenciamento ambiental para incorporações em áreas contaminadas no município de São Paulo e no estado de São Paulo e casos práticos de técnicas aplicadas para viabilizar empreendimentos em áreas contaminadas. Na última aula serão apresentados e discutidos com os alunos, casos de empreendimentos em terrenos contaminados e como o assunto foi gerenciado pelo pelas incorporadoras.

 

Módulo I – Investimento em áreas contaminadas

  • Aula 1: Legislação Federal e Estadual: Responsabilidades legais
  • Aula 2: Investigação – Decisão de compra do terreno
  • Aula 3: Investigação detalhada
  • Aula 4: Ferramentas Técnicas Disponíveis
  • Aula 5: Plano de Intervenção
  • Aula 6: Projeto e Ensaios Piloto: Prazos e Custos

Módulo II – Casos Práticos

  • Aula 1 – Processo de aprovação Estadual
  • Palestra extracurricular – Processo de aprovação Municipal
  • Aula 3 – Apresentações Técnicas: Patrocinadores
  • Aula 4 – Casos práticos de desenvolvimento imobiliário em áreas contaminadas
Público Alvo:

Empresários, engenheiros, arquitetos, advogados e gestores de empresas de consultoria, construtoras e incorporadoras.

Importante o participante possuir nível superior.



Corpo Docente:

Sasha Hart – Graduado em Bachrelado e Licienciatura em Geologia pela USP, Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Imperial College. Trabalha há mais de vinte anos com áreas contaminadas e recursos hídricos. Desenvolveu projetos e soluções em mais de 10 países, incluindo áreas de alta complexidade e brownfields. Participou de fóruns no Brasil e exterior, incluindo de Remediação Sustentável e NICOLE. Atualmente dá aulas sobre GAC em Pós Graduação (do SENAC e MBA da Poli/USP) e presta serviços de assessoria técnico-estratégica.

Sergio Shigueo – Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT, Pós-graduação em Administração e Gestão Empresarial pela ESAN, Graduado em engenharia pela Universidade Santa Cecília, atualmente fazendo pósgraduação em Eng. Ambiental. Possuo 24 anos de experiência em gerenciamento de áreas contaminadas, especialista em remediação, desenvolvendo várias tecnologias no Brasil (MPE, biorremediação, oxidação, redução, lavagem de solo, dessorção térmica a gás, etc.). Professor convidado no curso de pós-graduação no Senac e no curso da Cetesb.

Andrea Galvão Paes – Engenheira graduada em Engenharia Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo – USP, pós-graduada em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Atualmente é analista de meio ambiente na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – Grupo Técnico de Áreas Contaminadas (GTAC).

Fabio Villas Boas – Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalha na Tecnisa desde 2003 como diretor técnico. Ele é coordenador das comissões de estudos de revisão das NBR’s 15575, 8214, 9817, 13753 e 13754, membro do CTQ – Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, coordenador do COMASP – Comitê de Meio Ambiente do SindusCon SP, e residente da Câmara Ambiental da Construção Civil da CETESB – São Paulo.

Rivaldo Mello – Geólogo e mestre em geoquímica ambiental pela USP, MBA executivo em administração de empresas pela FGV, especialização em energia “energy within enviromental constraints”, Harvard University (Edx). Eleito primeiro presidente da AESAS – Associação Brasileira de Consultoria e Engenharia Ambiental (2002 a 2008). Conselheiro do CONSEMA – Coselho Superior de Meio Ambiente da FIESP e representante de classe na Camara Ambiental da Cosntrução Civil (CETESB). Participação na elaboração de diversas normas ABNT, em câmaras setoriais da Cetesb e em entidades de classe como o Secovi-SP. Atua há mais de 25
anos nas seguintes áreas: auditorias ambientais, investigação e remediação de sítios contaminados e gerenciamento de recursos hídricos e resíduos sólidos.

Rodrigo Passaretti – Advogado. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público/SP. Membro da Comissão de Direito Ambiental do IBRADIM.

Marcelo Terra – Sócio de Duarte Garcia, Serra Netto e Terra – Sociedade de Advogados, Membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP. Fundador do curso de pós-graduação em Negócios Imobiliários da Universidade Secovi-SP. Idealizador do curso de especialização em Direito Imobiliário Empresarial, organizado pela Universidade Secovi-SP. Vencedor do “Prêmio Master Imobiliário”, concedido pela FIABCI-BRASIL, na categoria “Consultoria Jurídica”, pelo trabalho “Permuta de terreno por unidade a ser construída no próprio local”. Conselheiro Nato do Secovi-SP em reconhecimento dos relevantes serviços prestados à Indústria Imobiliária. Fontes citadas pela Chambers Latin America 2010 afirmam que “Marcelo Terra é um marco de qualidade – ele é o melhor na área do direito imobiliário e recebe uma torrente de elogios pelos excelentes serviços prestados e enorme experiência no setor”. Recomendado como “leading lawyer” na área de direito imobiliário nas edições “Chambers Latin America 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 – Client’s Guide”. Indicado como “leading practitioner” em direito imobiliário pela revista “Who’s Who Legal: Brazil 2010, Brazil 2012, Brazil 2013 e Brazil 2014”. Destacado no guia “Legal 500 Latin America 2012, 2014, 2015, 2017 e 2018”. Diretor Adjunto para o biênio 2016/2018 do Conselho Diretor da Fiabci/Brasil – Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1978.

Sérgio Pascoal Pereira – Engenheiro Químico e Advogado, Pós-Graduado em “Administração Industrial” pela Universidade de São Paulo e em “Engenharia de Controle de Poluição” pela Faculdade de Saúde. Trabalhou na CETESB – CIA. Ambiental do Estado de São Paulo e SMA – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por 25 anos e a 15 anos atuando como diretor técnico, da ConAm Consultoria Ambiental Ltda, empresa de engenharia especializada em assessoria ambiental, com foco nas áreas de licenciamento ambiental, avaliação de passivos ambientais e remediação de áreas contaminadas.



Outro:

REALIZAÇÃO:











Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br