Curso

20004 – Curso Cadastro Nacional de Obras e Serviço Eletrônico de Regularização de Obra.

Objetivo:

O objetivo do treinamento é apresentar um passo a passo de todos os procedimentos necessários para a correta inscrição da obra na Receita Federal do Brasil, visando atender à legislação, evitando autuações e facilitando o encerramento do empreendimento.

Conteúdo Programático:

I – Novo Conceito. O CNO não é mais um cadastro do responsável, mas sim da obra. Obrigatoriedade de inscrição. Prazo para inscrição. Situação Cadastral do CNO.

II – Integração do CNO com outros sistemas. Migração do CEI para o CNO. Integração com o CPF e CNPJ.

III – Formas de Acesso. Funcionalidades do aplicativo CNO. Alvará. Responsáveis. Informações da Obra. Categoria, Destinação. Tipo. Metragem.

IV – Inscrever Obra Nova. Alterar, consultar, paralisar,
reativar e confirmar Obra.

V – Conceitos Fundamentais. Empreitada Total e Parcial. Proprietário. Dono de Obra. Construtora. Reforma de Pequeno Valor.

VI – Importância para o eSocial, DCTFWeb e SERO – Serviço Eletrônico de Regularização de Obra.

Construtores, Diretores, Administradores, Advogados, Engenheiros, Contadores, Responsáveis pelo RH e Fiscal e Demais Interessados na Legislação Tributária.

Corpo Docente:

Graça Colorida

Maria da Graça Barbosa Nogueira

Advogada nas áreas civil e trabalhista, Psicóloga e Pedagoga. Atuou por  19 anos como Auditora Fiscal no PROS e posteriormente na Secretaria da Receita Previdenciária (atualmente Receita Federal do Brasil). Como Auditora, exerceu cargos de Gerência, Chefia de Divisão e de Fiscalização; Colaborou na redação das normas previdenciárias relativas à construção civil e participou ativamente do Núcleo de Orientação ao Contribuinte. Atualmente é consultora  e presta serviços de assessoria previdenciária especializada.