Curso

30009 – curso presencial sobre Gestão de Empreiteiros na Construção Civil

Objetivo:

A necessidade de alianças estratégicas com empreiteiros vem crescendo nos últimos anos.

Essa ligação construtora – empreiteira é, frequentemente, apontada como a maior fonte de problemas para os Engenheiros, Arquitetos e Técnicos que trabalham com Gerenciamento de obras,

Gerir os contratos com empresas empreiteiras, tanto nos aspectos técnicos como legais e de segurança do trabalho, constitui um grande desafio, uma vez que, nem sempre, o aperfeiçoamento da construtora é acompanhado pela empreiteira.

Este curso destina-se aos atores CONTRATANTE e CONTRATADA.

O objetivo é capacitar os participantes para que possam aperfeiçoar seus métodos de Gerenciamento de Empreiteiros, visando aumentar o grau de sucesso e, em especial:

¬ Introduzir os fundamentos da gestão de subcontratados, enfocando a importância da análise e atualização contínua das documentações das empresas e de seus funcionários;

¬ Apresentar em detalhes as modalidades de contratação e os passos mais importantes na elaboração dos contratos, como medida de prevenção de problemas futuros; discutir o contrato, esclarecendo pontos e consequências de rupturas, punições, suspensões e recorrência.

¬ Detalhar os aspectos importantes referentes à Segurança do Trabalho e às responsabilidades civil e criminal do gestor da obra, , relativos à segurança dos subcontratados;

¬ Avaliar as verificações periódicas de desempenho, quanto à qualidade e ao desperdício de materiais, além das formas seguras de encerramento dos contratos.



Conteúdo programático

 

Principais alterações provocadas pela Lei nº 13.467/2017 – Lei da Terceirização.

Nova Instrução Normativa de Serviços

Fundamentos do trabalho de gestão: funções administrativas; reserva natural do cargo de gestor: aproximação e distanciamento; delegação, acompanhamento; pontos de avaliação do desempenho; apoio.

 

Contratação: seleção de empreiteiras: principais atributos; identificação das competências da empresa contratada (pontos fortes e pontos fracos); critérios de avaliação: definições e verificações iniciais.

Negociação de Preços / Modalidades de Contrato; duração do contrato: formulação e discussão do contrato; direitos e obrigações; níveis de entregas.

Formulação do Contrato.

 

Segurança do Trabalho: responsabilidade Civil e Criminal das partes, em relação aos Acidentes de Trabalho de Terceiros; uso obrigatório do epi.

Questões tributárias e prestação de contas; pontos de atenção e controle. Pagamentos.

 

Execução da Obra

Cumprimento das Etapas, de acordo com o Planejamento Prévio;

Operações com Equipamentos e Ferramentas;

Capacitação suplementar das Equipes;

Controle de perdas e desperdícios dos materiais aplicados

Avaliações Periódicas de Desempenho: prazos, custos, qualidade.

Maneiras simples de aumentar o lucro: retrabalho; duração dos projetos; riscos da obra; tecnologia de gestão de obras.

 

Encerramento.

Aceitação/Rejeição dos Serviços do Empreiteiro; riscos.

Encerramento do Contrato / Retenções de Garantia / Lições Aprendidas.

 

Metodologia

Debate orientado, com exposição dialogada. Estudo de casos. Recomendações para as situações reais, expostas pelos participantes. Apostila de acompanhamento.

Público Alvo:

Gerentes de Obras, Coordenadores de Obras, Engenheiros de Planejamento e de Obras, Arquitetos, Técnicos e Tecnólogos em Construção Civil, e empreiteiros.



Corpo Docente:

Ademar Venancio

Ademar Venâncio – consultor de empresas, professor universitário, orientador de MBA, especialista em treinamento, mestre em Ciências Humanas. Trabalhou como gestor em construtora de grande porte. Credenciado junto às instituições SENAC, SENAI, SEBRAE e SINDUSCON-SP.











Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br