30006 – Curso Técnico de Concreto Armado

Objetivo:
A aula online permite que você acompanhe o treinamento ao vivo, com interação entre alunos e professor através da plataforma Teams. Conteúdo estruturado para atender a demanda de profissionais de diversos estados brasileiros.
O curso tem o objetivo de expor conceitos técnicos para os colaboradores que executam as estruturas de concreto armado.

NECESSIDADES TÉCNICAS

Processador com 1Ghz e 128MB de memória RAM ou superior. Windows XP ou acima. Recomenda-se Windows 7. Browsers: Internet Explorer 9, Chrome, Firefox, Safari (últimas versões). No mínimo 1Mbps de banda de acesso a Internet dedicada para acesso ao sistema..Recomenda-se durante a transmissão que não se use nenhum outro software tais como e-mail ou navegação pela Internet. Mobile e Tablets: IOS: 7 em diante,  Android: 4.2 em diante. Recomenda-se durante a transmissão que não se use nenhum outro software tais como Messenger, SKYPE, e-mail ou navegação pela Internet.

Para um melhor aproveitamento do curso, é importante que você tenha acesso ao microfone, som e vídeo, assim haverá interação com instrutor e demais participantes.

Atenção: O SindusCon-SP não se responsabiliza por eventuais indisponibilidades do sistema de computação/ ausência das configurações básicas exigidas/ telefonia/ internet do aluno e demais prejuízos experimentados no acesso aos cursos.

Conteúdo Programático:

AULA 1 – dia 28 de outubro
Fundamentos do detalhamento das armaduras em estruturas de concreto armado.
  • Histórico e conceitos básicos do concreto armado
  • Conceito armaduras mínimas
  • Funções do cobrimento das armaduras
  • Funcionamento conjunto aço x concreto
  • Aderência
  • Regiões especiais
  • Punção e colapso progressivo
  • Controle de fissuração por retração
  • Funções dos estribos de pilares

AULA 2 – dia 04 de novembro.
Efeitos do posicionamento incorreto das armaduras em estruturas de concreto armado
  • Responsabilidades
  • Importância dos cobrimentos
  • Consequências do mal posicionamento das armaduras
  • Improvisos em obra
  • Estribos em pilares
  • Lajes planas
  • Aberturas provisórias em lajes
  • Juntas de concretagem
  • Juntas de dilatação
AULA 3 – dia 09 de novembro.
Boas práticas na montagem das armaduras de estruturas de concreto armado
  • Importância dos espaçadores
  • Armaduras em pilares
  • Armaduras em vigas
  • Armaduras em lajes
  • Armaduras em lajes-cogumelo e lajes lisa
Consequências
Engenheiros, estagiários de obras, mestres de obra e encarregados da armadura.

Corpo Docente:

Eng. Msc. Odinir Klein Júnior – Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008 e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo em 2011, com Doutorado em andamento. Atua como gerente de desenvolvimento de projetos estruturais de concreto na empresa França & Associados Projetos Estruturais desde 2008. Atuou como secretário da revisão da norma ABNT NBR 6120:2019.

Eng. Satoro – Jorge Nakajima – Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia São Paulo em 2000, Tecnólogo em Construção Civil modalidade Edifícios pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo em 1997 e especialização em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP em 2003. Colaborador na empresa França & Associados Projetos Estruturais desde o ano 2000, sendo que desde 2013 atua como gerente de produção de armaduras. Um dos autores do e-book MANUAL DE BOAS PRÁTICAS – Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado em 2021.