Curso

30006 – Curso Responsabilidades, relacionamento profissional e ética na construção civil.

Objetivo:

O treinamento tem como objetivo uniformizar o conhecimento de profissionais que atuam em empresas incorporadoras, construtoras e de projeto de edificações, bem como estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo sobre:

• as responsabilidades previstas no exercício das profissões na construção civil perante os processos de produção e seus produtos; os conceitos e aplicações práticas de ética profissional nas profissões da construção civil; e o relacionamento profissional necessário entre os agentes da cadeia produtiva da construção diante das características atuais do setor de edificações.

Conteúdo 100% online, estruturado para atender a demanda de profissionais de diversos estados brasileiros.

A aula online permite que você acompanhe o treinamento ao vivo, com interação entre alunos e professor através da plataforma de Streaming.

Conteúdo Programático:

Dia 11 de novembro de 2021 (quinta-feira) – Módulo I – 2 horas

Dia 16 de novembro de 2021 (terça-feira) – Módulo II – 2 horas

Módulo I:

• Composição da cadeia produtiva da construção civil (edificações) e os agentes intervenientes no processo produtivo;
  • Profissões envolvidas e sua regulamentação;
  • Responsabilidades previstas na regulamentação do exercício das profissões;
  • Responsabilidades necessárias nos processos do setor diante da estrutura de mercado e características setoriais;
  • Debate com os participantes sobre as necessidades atuais em termos de responsabilidades nos processos de produção da construção civil;
  • Os conceitos de ética, de ética profissional e suas aplicações às atividades profissionais do setor da construção civil.
  • Códigos de conduta ou de ética: origens, o que são e qual a sua finalidade.

Módulo II:

• Análise dos códigos de ética das profissões do setor da construção civil;
  • Análise de casos reais na construção civil de outros países enquadrados em infrações éticas;
  • Exercícios de simulação de situações e seu enquadramento nas infrações éticas previstas nos códigos de ética das profissões;
  • Relacionamento profissional diante das características da cadeia produtiva e dos processos e das responsabilidades e ética profissional.

Profissionais com formação de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo que atuem em empresas de projeto, empresas incorporadoras e construtoras, estudantes de arquitetura e engenharia.

Corpo Docente:

Maria Angelica Covelo Silva, Dra. Eng. – Engenheira civil graduada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Foi professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo na área de edificações, sócia fundadora da empresa de consultoria CTE Centro de Tecnologia de Edificações e atualmente diretora da empresa NGI Consultoria e Desenvolvimento em São Paulo.

Outro: