20004 – CURSO AO VIVO I ONLINE Projeto Gestão de Obra de Construção Civil

Objetivo:
Curso online interativo, distribuído em 4(quatro) módulos de 3 horas, com a participação de todos os setores envolvidos na gestão de obra.
Os módulos serão realizados em dias alternados permitindo que os participantes enviem à instrutora por e-mail as dúvidas não sanadas no respectivo módulo, e que serão respondidas no início do módulo seguinte.

O curso tem o objetivo de pssibilitar o aprendizado dos conhecimentos básicos relativos à boa gestão da obra de construção civil a todas as áreas da empresa envolvidas nesse processo (engenharia, recursos humanos, contabilidade, comercial, etc.). Ensejar aos participantes através dessa aprendizagem a aplicação aos casos concretos da empresa. Conscientizar os participantes da importância do cumprimento das normas relativas à gestão de obra de construção civil. Eliminar dúvidas através das interações e trocas de experiências entre os participantes e instrutora. Agilizar o processo de encerramento de obra e obtenção de Certidão Negativa de Débitos e evitar autuações.

Conteúdo Programático:

Dia 07 de outubro ->Módulo 1 – CNO – Cadastro Nacional de Obras

• Conceitos Fundamentais. Obra de Construção Civil. Serviço de Construção Civil. Empreitada Total e Parcial. Reforma de Pequeno Valor. Proprietário. Construtora Contratada por Empreitada Total;
  • Obrigatoriedade de inscrição. Responsáveis legais. Prazo. Autuação;
  • Situação da Obra: ativa, paralisada, suspensa, encerrada, nula;
  • Formas de acesso. Funcionalidade do sistema. Inscrever obra nova. Alterar, consultar, paralisar, reativar e confirmar obra;
  • Migração de CEI para CNO. Integração com outros sistemas;
  • Informações da Obra. Alvará. Responsáveis. Categoria. Destinação. Tipo. Metragem.

Dia 08 de outubro -> Módulo 2 – CNO e o eSocial

• Conceito. Objetivos. Eventos;
  • Cadastramento do CNO no eSocial. Procedimento para o Responsável pela Matricula e para o Prestador de Serviços;
  • Eventos eSocial: S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos; S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias e S-1200 – Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social;
  • Consolidação de Informações. Vinculação de Créditos e Débitos. Apuração de Saldo a Pagar;
  • DARF Numerado e Detalhado. Reflexos do CNO.

Dia 14 de outubro -> Módulo 3 – Gestão dos Prestadores de Serviço
  • Autônomos. Prestadores Pessoa Jurídica (construtoras, empreiteiros e subempreiteiros);
  • Obrigações do Contratado e do Contratante;
  • Documentos a serem solicitados e analisados. SEFIP/GFIP. GPS. DCTFWeb. DARF detalhado. Demais documentos.

Dia 15 de outubro -> Módulo 4 – Encerramento de Obra. DISO pela Internet. CND

• Encerramento de Obra pela Contabilidade. Informação dos Recolhimentos. Mão de Obra Própria. Subempreiteiros.
  • Encerramento de Obra por Aferição. CUB;
  • Encerramento de Obra Decadente e Parcialmente Decadente;
  • Preenchimento da DISO – Declaração e Informação sobre Obra de Construção Civil;
  • Documentos Necessários. Comprovação de Área, Destinação e Categoria.
  • Obtenção de CND – Certidão Negativa de Débitos.

Todos os profissionais que atuam nas área de Planejamento de Obras, Contabilidade, Recursos Humanos, Advogados e demais interessados em agregar informações com o projeto.

Corpo Docente:

Curso será ministrado pela advogada Graça Nogueira – Advogada, Psicóloga e Pedagoga. Atuou por 19 anos no INSS – Instituto Nacional do Seguro Social e posteriormente na Secretaria da Receita Previdenciária (atualmente Receita Federal do Brasil), exercendo cargos de Gerência, Chefia de Divisão e de Fiscalização. Representou a Previdência Social, como palestrante, em inúmeras empresas e entidades. Colaborou na redação das normas previdenciárias e participou ativamente do Núcleo de Orientação ao Contribuinte. Instrutora do SindusCon-SP desde 1996 e da Apemec. Atualmente é consultora, prestando serviços de assessoria previdenciária e trabalhista especializada. Advogada militante na área civil e trabalhista.