A discussão sobre sistemas prediais nos últimos quinze anos

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

A discussão sobre sistemas prediais nos últimos quinze anos

ilustra_15prediaisHá mais de uma década, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-SP) coordena o debate no estado de São Paulo sobre o tema sistemas prediais. Por meio do seu Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais, nos últimos quinze anos mais de três mil pessoas participaram dos encontros com profissionais da área.

Promovido pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP, o evento chegará a sua décima quinta edição, no próximo dia 22, na sede do SindusCon-SP, na capital paulista. Para informações sobre a programação e inscrição, clique aqui. As inscrições para a participação remota são aqui.

O mercado da construção civil desenvolve estudos e análises sobre temas relacionados aos sistemas prediais. O SindusCon-SP, que sempre acompanhou de perto esse movimento no mundo, foi o pioneiro no debate no cenário nacional sobre a implementação, divulgação e a importância do assunto. Com isso, aproximou ainda mais seus associados e profissionais do mercado com a primeira edição do evento,que foi realizado no dia 1º de agosto de 1997 e a segunda, que foi nos dias 11 e 12 de maio de 2000. 

Cronologia

Um dos pontos polêmicos apresentados na terceira edição, realizada em 2006, foi a questão da água. Na ocasião, a gestão racional da água foi abordada pela coordenadora do Programa de Conservação de Água da Unicamp, Marina Sangoi de Oliveira Ilha, que insistiu na redução da oferta de água pela diminuição da pressão hidráulica. Naquele ano, segundo ela, isso seria importante para evitar desperdícios. Marina Ilha também sugeriu projetos de manutenção facilitada, com traçados otimizados, shafts ou forros falsos, mas alertou para o fato de que a medição individualizada da água “não implica necessariamente redução de consumo porque, quando se deparam com a conta, muitos não se motivam a economizar”.

Já na edição do ano seguinte, a responsabilidade ambiental foi o fio condutor dos temas abordados. De acordo com a discussão naquele ano, a sustentabilidade, na qual o tema ambiental está inserido, tem uma importância ainda maior em relação aos sistemas prediais porque 50% da energia elétrica e 20% da água são consumidas na operação de edifícios. “Com certeza, a solução dos desafios ambientais passa pela inovação tecnológica, e a sustentabilidade dos sistemas prediais está no centro dessa discussão”, afirmou na ocasião Francisco Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP e coordenador do Comasp.

A contribuição de novas tecnologias para fomentar a sustentabilidade na construção civil também foi debatida no 5° Seminário de Sistemas Prediais em 2008. Na abertura, o então presidente do SindusCon-SP, João Claudio Robusti, enfatizou que a preocupação com o meio ambiente deve permear o pensamento das empresas. “Temos de encontrar o equilíbrio entre o crescimento e a preservação”, disse.

Os temas debatidos na sexta edição realizada em 2009 foram: o foco no uso racional e sustentável dos recursos naturais tem estabelecido novos paradigmas de projeto. A área de sistemas prediais é especialmente sensível a isso e se depara com a realidade da sofisticação das tecnologias, em especial daquelas voltadas à medição individualizada de água e gás, cujo principal mérito é promover a justiça social.

2011-2018

Na sétima edição do evento, realizada em 2011, foram debatidas as deficiências de execução de instalações hidráulicas e elétricas que se refletem em atividades de assistência técnica pós-entrega se colocam como foco de atenção das empresas e requerem capacitação e gestão que serão apresentadas e discutidas por empresas construtoras, de projeto, instaladoras e administradoras de condomínio. Nesta discussão, a qualificação de empresas instaladoras e a inspeção de serviços foram destaque do seminário no período.

Em 2012, durante a oitava edição do evento, Renato Genioli Jr., então coordenador do CTQ, enfatizou que a programação daquele ano contemplava itens de extrema relevância para a escolha de tecnologia de sistema prediais equilibrando as visões de desempenho do edifício, custos, execução de obra, equilíbrio entre o que é projetado e o que é executado com a abordagem sobre comissionamento e sustentabilidade. Um dos destaques do evento foi o case “Infinity Tower”, da Yuni Incorporadora, erguido pela Método Engenharia. O edifício contava com 13 elevadores, ar condicionado de 64 TR/m² e três geradores (um a gás e dois a diesel).

O seminário realizado em 2013, em sua nona edição, destacou a atualização sobre as mudanças em curso nas normas de sistemas prediais de água incluindo a parte 6 da NBR 15575, as questões práticas de implantação de sistemas de aquecimento de água, o dimensionamento de sistemas de águas pluviais e as necessidades de mudanças nos padrões de previsão de pontos de instalações elétricas em função da disponibilidade de equipamentos e eletrodomésticos.

O tema do uso racional de água já figurava no topo da lista de preocupações dos projetistas de edificações, inclusive por questões que fogem do controle humano, conforme afirmou o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, na abertura do 10º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais em 2014. “A construção sustentável é tema que precisa ser desenvolvido, porque não é moda; a sociedade precisa tratar o assunto com urgência”, afirmou Watanabe na ocasião.

A crise hídrica envolvendo diversos estados das regiões Nordeste e Sudeste, e particularmente em São Paulo, permeou os debates da 11ª edição do evento, no qual especialistas apresentaram muitas ideias e práticas que, se não podem resolver totalmente o problema, certamente ajudaram a minimizá-lo consideravelmente. Com temas relacionados à inovação em sistemas, técnicas e metodologias da construção civil, foi realizado em 2016 o 12º seminário, no qual foram debatidas questões referentes à realidade dos projetos desenvolvidos pelos profissionais do setor, as mudanças proporcionadas pela disseminação do BIM, uso racional de água, geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, industrialização, além de tópicos relacionados a seguro de responsabilidade civil na cobertura de danos decorrentes de projeto.

As inovações em sistemas prediais que trazem mais qualidade, produtividade e sustentabilidade, bem como a importância de seu envolvimento desde a fase da concepção dos empreendimentos, foram os destaques edição de 2017, realizada na sede do SindusCon-SP. A 14ª edição do evento, realizada no ano passado, apresentou os desafios para os sistemas prediais quando há alterações em legislações federal, estadual e municipal. As empresas e profissionais precisam lidar ainda com órgãos reguladores, concessionárias, Corpo do Bombeiros, entre outros.

Serviço:

15ª edição do Seminário Tecnologia de Sistemas

Quando: dia 22 de agosto das 10 às 18 horas

Onde: Auditório do SindusCon-SP: Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília

Informações: Sobre a programação e inscrição, clique aqui. As inscrições para a participação remota são aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo