6º Prêmio Seconci-SP vai para nove empresas

6º Prêmio Seconci-SP vai para nove empresas
De braços erguidos, Ishikawa comemora com os premiados no Seconci-SP

Dezoito canteiros de obras de nove empresas venceram o 6º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). São elas: Construtora Ferreira Guedes, Construtora Planeta, Even, MRV Engenharia, Racional, TAP Construtora, Tecnum Construtora, Tegra Incorporadora e Trisul.

Na solenidade de anúncio dos vencedores, que reuniu mais de 300 pessoas em 6 de novembro no Seconci-SP (Serviço Social da Construção), também foram premiados como Trabalhadores Modelo Edimario Laureano Bernardo, mestre da obra na Cury Construtora, e João Carvalho Azevedo, pintor na Construtora Prohidro.

Como Personalidade do Ano, o homenageado foi o engenheiro e auditor fiscal do Trabalho Antonio Pereira do Nascimento, por sua atuação destacada em favor da saúde e segurança do trabalho na indústria da construção.

O prêmio é uma realização do Seconci-SP, em parceria com o SindusCon-SP. Ao abrir o evento, Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, destacou que “a indústria da construção tem hoje um alto nível de consciência sobre a importância da SST. Estamos premiando quem vai mais além das normas e está inovando em saúde, segurança e gerenciamento ambiental no entorno da obras. Os 19 engenheiros e técnicos de segurança e 11 personalidades de um júri altamente qualificado foram rigorosos na identificação da inovação nas melhores práticas.”

O presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, representou a entidade na solenidade, entregando o troféu a uma das equipes premiadas. Do SindusCon-SP, também participaram do evento os vice-presidentes Fernando Junqueira, Moacir Benvenutti Netto e Maristela Honda (esta também vice-presidente do Seconci-SP); os diretores regionais Elias Stefan Jr. (Sorocaba) e Marcio Benvenutti (Campinas); o delegado-adjunto Mauro Rossi (Mogi das Cruzes) e o conselheiro Edgard Camolese.

Entres outros, estiveram presentes os presidentes do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araujo; do Sintracon-SP; Antonio Ramalho; do SindInstalação, José Silvio Valdissera; do Sintesp, Marco Ribeiro; do Seconci Manaus, Tatsuro Ijichi; do Sinticomp, Milton Ribeiro, e o diretor da Escola Senai do Tatuapé, Abilio Weber.

Revisão da NR 18

Ishikawa também destacou o trabalho que o Seconci-SP e o Seconci Brasil estão realizando na revisão da Norma Regulamentadora 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil). De 4 a 8 de novembro, o Seconci-SP sedia a segunda reunião do grupo tripartite, que reúne representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores, dedicado à revisão da norma. Representando a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Ishikawa integra a bancada dos empregadores. O objetivo é desburocratizar e simplificar a normativa.

Agradecendo a homenagem, o auditor fiscal Antonio Pereira do Nascimento destacou a relevância da atuação de Haruo Ishikawa na revisão da NR 18. “Como o governo atual extinguiu todos os conselhos, estávamos arriscados a não ter mais o tripartite Conselho Nacional Permanente desta norma, e graças à atuação de Ishikawa, conseguimos mantê-lo”, afirmou.

Para a escolha das vencedoras, compuseram o júri 11 personalidades das instituições Poli-USP; Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa; Escola de Engenharia do Mackenzie; Fundacentro; IPT; JDL Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Senai-SP; Sesi-SP; SRTE-SP; Sintesp e Sintracon-SP.

As inscrições na categoria Controle de Perigos e Riscos no Canteiro representaram 48% do total; 29% se inscreveram em Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra, e 23% em Controle de Saúde no Canteiro.

Conheça os cases premiados.