Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Projetista

Addor & Associados foi escolhida pela inovação e aprofundamento da utilização de BIM no projeto de vedações

Por Redação SindusCon-SP 31/10/2017 17:18:21

A vencedora da categoria Projetista do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi a Addor & Associados Projetos e Consultoria pela inovação e aprofundamento da utilização de BIM no projeto de vedações, com desenvolvimento de customizações próprias.

DSC_7289A arquiteta Miriam Addor atribuiu o prêmio às mudanças trazidas pelo processo BIM à empresa. “Um projeto de vedações, em alvenaria de drywall, foi demandado pelo cliente para que fosse realizado em BIM. O objetivo do projeto era racionalizar a execução das paredes e o uso de materiais durante a obra.”

O empreendimento corporativo possui lajes de 2023 m², 14 pavimentos tipos, com teatro e mall com 12 lojas de conveniência no térreo. A estrutura do prédio é em concreto armado, com fachada em placas pré-fabricadas e caixilhos de vidro, e as paredes internas de alvenaria de blocos de concreto.

O projeto de vedações foi feito para os pavimentos tipos, com o desenvolvimento das paredes de alvenaria e de drywall, verificando as interfaces com as demais disciplinas, compatibilizando e verificando os aspectos de resistência, acústica e proteção a fogo.

Alguns resultados do trabalho que começou em 2016 e termina em 2019 já foram percebidos: tempo de execução reduzido em 15%, se comparado com projetos em Autocad e em Revit; reduzido também o tempo de retrabalho e a quantidade de erros.

A empresa também percebeu maior facilidade para visualizar o projeto, maior eficiência na identificação e visualização de interferências, rapidez e exatidão na quantificação de materiais, além da possibilidade de integrar custo e cronograma ao modelo de vedações, e visualizar o protótipo digital da obra de vedações, antes da execução do protótipo em obra.

“Nós comprovamos, com dados, que o BIM mudou a nossa forma de realizar projetos de vedações. Conseguimos estabelecer métricas de tempo e qualidade dos nossos trabalhos. Acredito que essas mudanças fizeram com que fôssemos escolhidos”, conta Miriam.

Menção honrosa

DSC_7293Na mesma categoria, o júri decidiu, extraordinariamente, conceder menção honrosa à Athié I Wohnrath devido ao grande número de usos de BIM praticados pela empresa e pelos expressivos resultados alcançados.

A gerente de Processos da empresa, Joyce Delatorre, acredita que a reformulação na maneira da empresa atuar foi essencial para que a Athié I Wohnrath se destacasse na premiação. “Acredito que o modo como o BIM foi implantado na empresa e a disposição em fazer uma mudança total em nossos processos, para conseguirmos obter os ganhos que a ferramenta pode nos proporcionar, fizeram com que tivéssemos destaque.”

(Andrea Ramos Bueno)

Saiba mais:

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP divulga seus vencedores em cinco categorias

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Construtor

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Contratante