Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Contratante

DOX Planejamento e Gestão foi premiada pela coordenação de múltiplos projetistas externos e gerenciamento de empreendimentos em BIM

Por Redação SindusCon-SP 31/10/2017 16:43:38

A vencedora da categoria Contratante do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi a DOX Planejamento e Gestão pela coordenação de múltiplos projetistas externos e pela completude da documentação de padronização que produziu para o efetivo gerenciamento de empreendimentos em BIM.

DSC_7305A empresa concorreu com o empreendimento Grand Ufficiale Evaristo Comolatti, na avenida Paulista. Para gerenciar o empreendimento, a DOX utiliza uma plataforma própria para dar apoio ao BIM mandate. A ferramenta possui módulos integrados que gerenciam informações, escopo, recursos, tempo, riscos e sistemas.

O trabalho inscrito no prêmio é um empreendimento corporativo de 19.383,57 m² de área construída, com uma torre de 22 unidades, 388 vagas de garagem e 4 subsolos. A torre possui lobby de entrada com pé-direito duplo, um pavimento mezanino, 10 pavimentos tipos e cobertura.

Os projetos foram concebidos com o intuito de atender as exigências para obtenção da Certificação LEED Silver de forma a garantir a eficiência energética para o empreendimento e construção sustentável.

O projeto possui uma peculiaridade – a presença de construções subterrâneas, túneis de áreas técnicas de instalações pertencentes ao Metrô (linhas 2-Verde e 4-Amarela) sob a projeção do prédio. Estas instalações permaneceram em funcionamento, tanto na fase de projeto como durante a execução da obra. Sendo assim, o projeto foi desenvolvido para não impactar e mitigar grande parte dos riscos de danos às instalações do metrô.

O BIM e o monitoramento online das deformações do solo foram as formas encontradas para garantir que a execução da obra não criasse nenhum tipo de interferência no metrô. “A gente tem os processos bem estruturados e documentados. Assim nós conseguimos organizar a informação para todos os envolvidos. Isso é bem complexo porque são 11 projetistas trabalhando”, afirma a coordenadora de Projetos da DOX, Priscila Matsuda.

(Andrea Ramos Bueno)

Saiba mais:

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP divulga seus vencedores em cinco categorias

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Construtor

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Fornecedor