20º Seminário de Tecnologia e Estruturas será no dia 26 de junho

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

20º Seminário de Tecnologia e Estruturas será no dia 26 de junho

Para a celebração de duas décadas dedicadas ao setor de Tecnologia e Estruturas, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), irá comemorar na vigésima edição do Seminário de Tecnologia e Estruturas. O evento será no dia 26 de junho de 2019, das 10h30 às 18h30, no auditório do Hotel Grand Mercure, R. Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – São Paulo.

A edição de 2019 mostrará a visão de futuro com foco na alta produtividade, inovação em materiais e sistemas, desempenho e segurança. O seminário fará um balanço destas duas décadas de evento e lições aprendidas e trará novidades de mercado em estruturas pré-fabricadas, entre outros pontos relevantes para o mercado da indústria da construção civil. Os associados do SindusCon-SP têm descontos progressivos por número de inscritos.

A abertura do evento contará com a presença do presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, do coordenador do Grupo de Trabalho de Estruturas do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SPLuiz Lucio,  e do vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto. Este também coordenará a parte da manhã do evento e o primeiro painel do dia sobre as Lições aprendidas nos últimos 20 anos e o futuro em projeto e produção de fundações e estruturas com Maria Angelica Covelo Silva, mestre e doutora em Engenharia e diretora da NGI Consultoria. Participarão também Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, conselheiro e ex-presidente da Abece e diretor da Pedreira de Freitas Engenharia; Antonio Carlos Zorzi, diretor da Cyrela; e, Luiz Lúcio, diretor da Lúcio Engenharia.

Luiz Lúcio irá coordenar a segunda metade do evento que terá como última atividade o painel “Desafios e tecnologia das contenções, fundações e estrutura do empreendimento – Cidade Matarazzo”, que será apresentado por Mauricio Linn Bianchi, engenheiro civil, diretor de Construção do Groupe Allard e membro do CTQ do SindusCon-SP. Cross-Laminated Timber (CLT), uma revolução na construção de edifícios em madeira é o tema da palestra internacional de Nic Clark, diretor geral da KLH Massivholz GmbH no Reino Unido e membro da diretoria da Structural Timber Association (STA).

As entidades apoiadores desta edição são ABCIC – Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto; Abef – Associação Brasileira de Empresa de Engenharia de Fundações e Geotécnica; Abesc – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem; Abece – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural; AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; IE – Instituto de Engenharia; SindusCon do Norte do Paraná, Secovi – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo; CB-02, Comitê Brasileiro da Construção Civil; CB-18, Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados; ABPP – Associação Brasileira de Proteção Passiva; CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Ibracon – Instituto Brasileiro de Concreto; e, Seconci – SP Serviço Social da Construção.

Patrocinam o evento na categoria Ouro: Atlas Schindler, Gerdau, Hilti e Votorantim Cimentos. A Tokio Marine Seguradora e a Amata são as patrocinadoras na categoria Prata.

Todas as informações sobre o evento estão aqui

10:00 – Abertura

• Jorge Batlouni Neto – Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP
  • Luiz Lucio – Coordenador do grupo de estruturas do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

10:15 – Painel especial: Lições aprendidas nos últimos 20 anos e o futuro em projeto e produção de fundações e estruturas

Coordenação:

• Jorge Batlouni Neto – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Diretor da Tecnum Construtora
  • Maria Angelica Covelo Silva – Eng. Civil, Mestre e Doutora em Engenharia, Diretora da NGI Consultoria.

Convidados:

• Augusto Guimarães Pedreira de Freitas – Eng. Civil, Conselheiro e ex-presidente da ABECE e Diretor da Pedreira de Freitas Engenharia.
  • Frederico Falconi – Eng. Civil, Sócio-Diretor da ZF & Engenheiros Associados.
  • Roberto Clara – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Diretor da Lucio Engenharia.
  • Luiz Lúcio – Eng. Civil, Diretor da Lucio Engenharia.

11:00 – A produtividade nos serviços de concretagem: um case em Chicago.

• Ricardo Soares de Andrade – Gerente Geral da Engemix

11:30 – Produtividade em fundações e contenções com soluções metálicas

• Franco Petrilli Maccheroni – Engenheiro Civil, Engenheiro de desenvolvimento do mercado de fundações e contenções com soluções metálicas da Gerdau.

12:00 – Produtividade através de inovação em sistemas de ancoragem em estruturas

• Ana Gea – Eng. de Produção, com MBA pela Harvard Business School, Diretora de Marketing da Hilti do Brasil.

12:30 – Debates com o público

Coordenação:

• Jorge Batlouni Neto – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Diretor da Tecnum Construtora.

12:45 – Almoço livre

14:00 – Painel: Estruturas pré-fabricadas em edifícios altos

Métodos construtivos industrializados para estruturas de concreto.

• Francisco Paulo Graziano – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Prof. do Depto. de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Diretor da Pasqua & Graziano Associados.

O concreto pré-fabricado nos edifícios multipavimentos.

• João Carlos Leonardi – Engenheiro Civil, Sócio diretor da Leonardi Construção Industrializada.

15:00 – Cuidados técnicos no projeto e execução das estruturas de concreto.

• Ricardo Leopoldo e Silva França – Eng. Civil, Doutor em Engenharia, Diretor da França e Associados Projetos Estruturais e Conselheiro da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural.

15:30 – Concreto de ultra alto desempenho (UHPC) e suas aplicações

• Francisco Pedro Oggi – Engenheiro Civil, Diretor da Empório do Pré-Moldado, empresa especializada em tecnologia de construção industrializada em concreto.

16:00 – Debates

Coordenação:

• Luiz Lúcio – Eng. Civil, Diretor da Lucio Engenharia, coordenador do grupo de estruturas do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

16:15 – Intervalo

16:35 – Cross-Laminated Timber (CLT) – Uma revolução na construção de edifícios em madeira

• Nic Clark – Diretor geral da KLH Massivholz GmbH no Reino Unido, Membro da Diretoria da Structural Timber Association (STA).

17:15 – Desafios e tecnologia das contenções, fundações e estrutura do empreendimento Cidade Matarazzo

• Mauricio Linn Bianchi – Engenheiro Civil,  Diretor de Construção do Groupe Allard, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

18:00 – Debates

Coordenação:

• 18:00 – DebatesCoordenação:Jorge Batlouni Neto – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Diretor da Tecnum ConstrutoraDebatedores convidados:Ana Bastos –  CEO da AMATA S.A.

André Glogowsky – Eng. Civil, Conselheiro da HTB Brasil e Membro de Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

18:20 – Conclusões e encerramento

* Programação preliminar sujeita a alteração.