12º Seminário Internacional BIM – BIM 5D encerra Semana da Construção 2021

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

12º Seminário Internacional BIM – BIM 5D encerra Semana da Construção 2021
Sanchez e Vasconcellos na abertura do evento

A abertura do 12º Seminário Internacional BIM – BIM 5D contou com as palavras de Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP e Paulo Rogério Luongo Sanchez, vice-presidente do SindusCon-SP ressaltando a relevância da temática na indústria da construção civil e a importância da evolução da tecnologia modular nos últimos 12 anos.

“Nesses 12 eventos percebemos que o mercado está maduro sobre os processos envolvendo todas as fases do BIM. 5D é a plataforma para melhor ultrapassarmos as barreiras e as dificuldades de utilização de ferramenta”, comentou Vasconcellos. O evento, realizado no dia 28 de outubro, faz parte da segunda edição da Semana da Construção do SindusCon-SP.

Na sequência, Bruno Mansueto Buzzi, product Owner da Senior Mega abordou o tema Orçamentação com extração de quantitativos com OpenBIM.  O executivo apresentou as funcionalidades do Rubk, aplicativo 5D integrado ao BIM para geração de orçamentos de obras, que disponibiliza os principais bancos de composição, como o SINAPI, dentro da ferramenta.  “A era 3D era de representação, 4D planejamento e agora estamos em 5D na engenharia de custo. Os próximos passos são sustentabilidade (6D) e Uso e Operação (7D)”, detalhou Buzzi.

Já Petrus Junior Evangelista, Tribe Leader da TOTVS para o Segmento de Construção e Projetos ao abordar o tema “As soluções de BIM integradas com o ERP da TOTVS” destacou uma série de benefícios e vantagens do uso do BIM, entre eles a REDUÇÃO DE CUSTOS, que pode ser obtida pela minimização dos erros, do desperdício de tempo e recursos. Além da contratação de serviços especializados em melhoria deste item; PRECISÃO NO ORÇAMENTO com importação de quantitativos do modelo; DIMINUI ERROS E RETRABALHO, com uma previsão precisa do projeto é possível prever erros antes de iniciar a obra;

“Com a integração BIM 5D é possível ter a visão completa dos custos do projeto, no detalhe, com associação do modelo paramétrico. Além de apresentar os valores conforme manuseia o modelo, pode-se acompanhar as apropriações de custos ocorridas pela integração com o BackOffice”, destacou Evangelista.

Maturidade BIM

Lima, Vasconcellos, Sanchez, Buzzi, Evangelista

O Estudo de maturidade BIM e o desenvolvimento de soluções para Construtoras e Incorporadoras foi apresentado por Eduardo Sampaio Reis de Lima, Associated Product Manager da Unidade Indústria da Construção da Softplan (Sienge).

Das 643 empresas e profissionais que participaram do Mapeamento BIM Brasil, realizado pela Sienge e a Grant Thornton em 2020, 247 respondentes declararam que sim, já utilizam a Metodologia BIM. O número corresponde a 38,4% da amostra total e se concentra, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste.

No mercado tradicionalmente consumidor de Projetos – Construtoras, Incorporadoras,– a adoção do BIM mostra-se em evolução: a adoção da metodologia BIM é próxima de 25%. ‘É necessário que o grau de desenvolvimento da modelagem dos elementos construtivos seja compatível com o grau de precisão que se espera atingir no orçamento”, destacou Lima.

Encerramento

Vasconcellos, Sanchez, Senra

“Mais uma vez, o SindusCon-SP proporcionou informações úteis e estratégicas aos nossos associados sobre BIM, tecnologia de estruturas, tecnologia de sistemas prediais, e inovação aberta. Cumprimos uma das missões do SindusCon-SP: contribuir para o aumento da produtividade das nossas construtoras. Esta tarefa é indispensável para a sobrevivência das empresas, nesta etapa tão repleta de incertezas da vida nacional”, afirmou o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra no encerramento virtual da Semana da Construção, no dia 28 de outubro.

Senra, destacou que a Diretoria do SindusCon-SP segue os acontecimentos econômicos e políticos com muita preocupação. “Podem ter certeza de que faremos tudo o que for possível para o fortalecimento das nossas empresas”, afirmou.

A Semana da Construção do SindusCon-SP foi realizada virtualmente de 25 a 28 de outubro pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP. Os eventos do período, que foram virtuais e gratuitos no canal do YouTube do SindusCon-SP, reuniram os grandes seminários da entidade em uma semana com novidades dos setores de Inovação, Tecnologia de Estruturas, Instalações Prediais e BIM.

O evento conta com a parceria institucional do Estadão, o patrocínio da Atlas Schindler e da Gerdau e os seguintes apoios: ABCIC – Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto, ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, ABEF – Associação Brasileira de Empresa de Engenharia de Fundações e Geotécnica, ABEG -Associação Brasileira de Empresa de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações, APEMEC -Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística, CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil, CBIC – Câmara Brasileira da indústria da construção, IBRACON – Instituto Brasileiro de Concreto, SECOVI -SP -Sindicato da Habitação, SINDINSTALAÇÃO – Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo. A Comgás é patrocinadora do Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais.

A íntegra do evento está disponível aqui.