SindusCon-SP apoia construtoras durante pandemia com PSS

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP apoia construtoras durante pandemia com PSS

Dado a importância nesse tempo de pandemia e a necessidade da prevenção ao novo Coronavírus, os técnicos em Segurança no Trabalho do Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS) desenvolveram ações auxiliares para as construtoras.

O programa aplicou em todo o Estado de São Paulo- por meio de visitas presenciais com segurança e remotas – um check list que orientou as empresas e os trabalhadores em relação aos cuidados a serem tomados para evitar a contaminação pelo novo vírus e, também, como rotineiramente já ocorre, orientou quanto à segurança no trabalho.

Na maioria dos atendimentos realizados ficou claro o comprometimento e o empenho das empresas para a prevenção da Covid. De acordo com Ana Lucia Pereira, técnica em Segurança do Trabalho Senai/SindusCon-SP (PSS) em Ribeirão Preto, a maioria dos empresários abraçou a causa da prevenção de um modo nunca visto anteriormente.

Ana Lúcia ressaltou que os seus princípios desafios durante a pandemia estão sendo manter-se otimista no caminho da prevenção e orientação diante de tantas adversidades no que tange à mudança de comportamento, “levando-se em consideração que a prevenção se faz com também com higiene”, afirmou.

Para Douglas William Hakini Soares, técnico em Segurança do Trabalho do Senai/SindusCon-SP (PSS)  da Regional de São José do Rio Preto, a principal diferença no trabalho diário é a forma de contato no canteiro de obras, pois as orientações técnicas e as palestras tiveram que obedecer os protocolos do Ministério da Saúde, legislações estaduais e decretos municipais.  ”As visitas técnicas sofreram mudanças, pois tivemos que ter mais cuidado no contato direto com os trabalhadores da construção civil. A ação principal durante este período é orientar e conscientizar os trabalhadores para a prevenção de contaminação e transmissão do Covid-19”.

Entre os principais pontos positivos dos atendimentos que ocorreram durante a pandemia, Soares destaca que as empresas receberam os trabalhos com mais atenção e abertura para sugestões de melhorias nos procedimentos de segurança para prevenção da Covid-19, e também para a prevenção de acidentes nos canteiros de obras.

Ambos os técnicos ressaltam que o trabalho realizado até o momento surtiu grande efeito positivo na campanha de prevenção nos canteiros de obras e que o PSS transmite confiança e respeito às empresas associadas ao SindusCon-SP.

Por fim, Soares ressalta que o PSS trabalha incansavelmente para prevenção de acidentes de trabalho orientando diariamente nos canteiros de obras por meio de visitas técnicas seguras, palestras e treinamentos, e neste momento de pandemia o foco principal está na prevenção à saúde de todos os trabalhadores da construção civil e extensivamente às suas famílias.

PSS

O SindusCon-SP desenvolve uma multiplicidade de ações relacionadas à Segurança do Trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nos canteiros de obra, buscando a integração, conscientização e homogeneização de informações para o setor da construção civil.

O PSS é a parceria entre SindusCon-SP e Senai e conta com o apoio do Seconci-SP (Serviço Social da Construção). Ele atende as empresas associadas que possuem canteiros de obras no Estado de São Paulo, disponibilizando para esse trabalho 11 Técnicos de Segurança, sendo 2 em sua sede e 9 distribuídos nas Regionais da entidade. Em 2019, 131 empresas participaram do PSS. No período, foram visitados 1700 canteiros de obra e 62.609 trabalhadores foram atingidos em palestras e na divulgação dos eventos.

Desenvolver ações de orientação e acompanhamento sobre os procedimentos a serem adotados na implementação da  NR-18 junto às empresas associadas ao SindusCon-SP, orientação sobre a NR 35 e contribuir com as empresas, visando à melhoria, proteção e saúde do trabalhador, bem como com as condições do meio ambiente de trabalho, nos canteiros de obra são os principais objetivos da parceria. Soma-se à isso também apontar a importância da segurança e saúde do trabalho para o aumento da qualidade e produtividade, tendo como suporte legal as atividades previstas nas normas regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho vigentes no Brasil.

Caso você tenha interesse em conhecer as ações periódicas do SindusCon-SP na área de responsabilidade social, por favor, entre em contato com Mayara Barbosa: [email protected]