10º ConstruSer vai abordar a valorização do trabalhador e da cidadania

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

10º ConstruSer vai abordar a valorização do trabalhador e da cidadania

Em sua 10ª edição, o Encontro Estadual da Construção Civil em Família (ConstruSer) reunirá milhares de trabalhadores da construção, no próximo dia 25, em 10 cidades espalhadas pelo estado sob o tema “Construir um novo começo”. Será trabalhada a importância da capacitação do trabalhador como ferramenta para o retorno ao mercado de trabalho.
Voltado para a qualidade de vida dos trabalhadores o evento é realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP, em parceria com o Seconci-SP.
Além de alertar para o aperfeiçoamento profissional o ConstruSer 2017 também vai tratar da autovalorização das características pessoais e profissionais do trabalhador; o consumo consciente e impacto no orçamento doméstico e na conservação ambiental e medidas sobre a utilização de materiais descartados como possibilidade de geração de renda complementar das famílias.
As atividades começam às 8h30, com recepção e café da manhã e vão até às 17h, com intervalo para almoço e sorteios. A expectativa é de que o ConstruSer receba 20.900 trabalhadores e ex-funcionários da construção e tenha 2.780 voluntários, em São Paulo, Cubatão, Votorantim, São José dos Campos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Campinas e Santo André, totalizando mais de 23 mil pessoas. No ConstruSer 2016 mais 26 mil pessoas participaram das atividades.
Temas
Entre os temas que serão abordados em atividades ao longo do dia estão nutrição, saúde, educação, arte, criatividade, inclusão de pessoas com deficiência, sustentabilidade, esporte, cultura e segurança no trabalho.
Os participantes receberão orientações sobre a prática de alimentação saudável, com a proposta de produção de alimentos para a comercialização, como saladas e bolos em potes. Na área de saúde, a escovação correta e os cuidados com a higiene bucal serão mostrados por dentistas. Além disso, serão distribuídos kits odontológicos infantis. Os participantes também terão à disposição exames de acuidade visual, de glicemia e aferição de pressão arterial.
Sobre educação, o foco para as crianças será a abordagem de temas que desenvolvem a cidadania. Games relacionados ao assunto estarão disponíveis para os momentos de lazer de crianças e adolescentes.
Nas oficinas de arte e criatividade serão ensinadas técnicas de pintura decorativa em tubos de PVC, que seriam descartadas como resíduos de construção, proporcionando a confecção de porta-canetas, vasos, dentre outros.
A educação financeira também estará em pauta e será abordada a partir do consumo consciente, priorizando o equilíbrio do orçamento doméstico e a redução do impacto ambiental.
Os trabalhadores e desempregados ainda terão oficinas e palestras sobre competências profissionais como postura no ambiente de trabalho, comunicação, liderança, empreendedorismo, atuação em equipe e gestão do tempo.
Na área de cultura e cidadania, apresentações teatrais e atividades lúdicas terão como tema o respeito aos direitos humanos. Jogos de salão, brinquedos tradicionais, dança e esportes aquáticos também farão parte dos momentos de lazer do evento.
Inscrições abertas
O ConstruSer é um evento para os trabalhadores das empresas associadas ao sindicato e suas prestadoras de serviço e também para ex-funcionários do setor.
As iInscrições podem ser feitas com o atendimento ao associado em São Paulo, pelo telefone (11) 3334-5600 ou e-mail: [email protected], ou em cada uma das Regionais do SindusCon-SP.