CBIC lança manual básico de indicadores de produtividade no setor da construção civil

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

CBIC lança manual básico de indicadores de produtividade no setor da construção civil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou no Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) o Guia para gestão de segurança nos canteiros de obra e o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, com foco na Estrutura de Concreto Armado Convencional e Estrutura em Paredes e Lajes de Concreto Moldadas com Uso de Fôrma de Alumínio.
Ao apresentar o documento durante painel da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT), o engenheiro e professor da Escola Politécnica da USP, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, ressaltou que um ambiente de trabalho organizado favorece a saúde e segurança no trabalho de uma empresa.
 
O professor da USP destacou os conceitos básicos da produtividade na implantação de estruturas em concreto armado e um modelo para a programação mais adequada à execução de um empreendimento. Voltado ao gestor de obras, o manual tem como principal objetivo melhorar a produtividade na construção civil, apresentando modelos de indicadores de gestão de produtividade.
 
“Com base nesse manual, os empresários poderão organizar melhor o trabalho e aumentar o desempenho de suas empresas e a segurança e saúde do trabalhador. A gente quer um ambiente seguro, onde os empresários tenham preservados a saúde dos seus trabalhadores”, destacou Espinelli.
A escolha do subsistema das estruturas de concreto para esse primeiro manual se deve, principalmente, à sua importância para o produto final (custo e qualidade do edifício). A CBIC entende que uma execução organizada na estrutura de concreto certamente influenciará o esforço na organização de toda a produção, promovendo tanto uma melhoria da eficiência quanto uma maior segurança dos operários.
Outra importante ferramenta lançada foi o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras – Orientações para prevenção dos acidentes e para o cumprimento das normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Ao apresentar o documento, o engenheiro de Segurança e Saúde no Trabalho e ex-auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Sergio Antônio, consultor da CBIC na elaboração do guia, destacou que “SST não é para amadores, por isso a gestão da segurança e saúde no trabalho está cada vez mais imprescindível, porque cuida de vidas humanas. Além disso, o custo social de uma ação civil é maior do que os custos da fiscalização do trabalho”.
O guia apresenta e esclarece as principais temáticas e regulações relativas à saúde e segurança no trabalho, que devem ser observadas no dia a dia dos canteiros de obras, como fundamentos e legislações; procedimentos operacionais e administrativos para atendimento às normas regulamentadoras; recomendações, sugestões e exemplos para sanar dúvidas ou contratempos no canteiro; documentação legal mínima exigida no canteiro, e os itens de normas técnicas do Ministério do Trabalho mais visados pela fiscalização.
O painel também contou com a participação do presidente da CPRT/CBIC, Roberto Sergio; do vice-presidente de Relações Cpital-Trabalho do SindusCOn-SP e líder do projeto de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, e do gerente de Relações Trabalhistas do Sinduscon-BA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo